Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

EUA oferecem quase 18 milhões de euros pela prisão de oficial iraniano

Os EUA ofereceram uma recompensa de até 20 milhões de dólares (quase 18 milhões de euros) por informações que levem à prisão de um oficial iraniano da Guarda Revolucionária.

EUA oferecem quase 18 milhões de euros pela prisão de oficial iraniano
Notícias ao Minuto

26/09/24 23:52 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

O Departamento de Estado (DOS, na sigla em inglês) ofereceu hoje uma recompensa "de até 20 milhões de dólares por informações que levem à prisão ou condenação de Shahram Poursafi", também conhecido como Mehdi Rezayi.

 

No mês passado, os EUA anunciaram que tinham travado o plano de assassinato de um oficial americano para vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani, que morreu, em 2020, na sequência de um ataque de drone, ordenado por Donald Trump.

Em agosto de 2022, a América do Norte acusou Shahram Poursafi de ter patrocinado um plano de assassinato contra o antigo conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

O oficial iraniano é acusado de ter oferecido 300.000 dólares (cerca de 269.000 euros) para vingar a morte do general Soleimani.

Por sua vez, o Irão rejeitou as acusações, que classificou como "ridículas", acrescentando que a carreira política de Bolton estava "acabada".

Os EUA incluíram, em 2019, a Guarda Revolucionária na sua lista de organizações terroristas estrangeiras.

Leia Também: Irão nega envolvimento em atentados contra Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório