Meteorologia

  • 28 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 25º

Centenas manifestaram-se em Londres pelo regresso do RU à União Europeia

Várias centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Londres para apelar ao regresso do Reino Unido à União Europeia (UE), dias antes de Keir Starmer visitar Bruxelas pela primeira vez desde que foi eleito primeiro-ministro britânico.

Notícias ao Minuto

28/09/24 21:04 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Reino Unido

Vestidas de azul e amarelo, com cartazes e bandeiras de diferentes países europeus, os manifestantes juntaram-se à 'Marcha Nacional pelo Reingresso' para mostrar descontentamento com o 'Brexit' (como ficou conhecido o processo da saída britânica do bloco comunitário).  

 

Na frente do desfile, junto a uma faixa onde se lia "Queremos a nossa estrela de volta", estava Steve Bray, conhecido por "senhor Brexit" devido aos protestos diários em frente ao parlamento britânico entre 2017 e 2019. 

Além de algumas palavras de ordem, durante a manifestação entre Hyde Park e a Praça do Parlamento, escutou-se o "Hino à Alegria" de Beethoven, considerado o hino europeu. 

O protesto aconteceu poucos dias antes de o novo primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, visitar Bruxelas, na quarta-feira, para se encontrar com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recentemente reconduzida no cargo.

Apesar de ter feito campanha contra a saída do Reino Unido da UE e de ter a certa altura defendido um segundo referendo sobre a matéria, o líder do Partido Trabalhista tem-se mostrado determinado numa reaproximação ao bloco europeu, nomeadamente nas áreas da defesa e segurança. 

Desde que chegou ao poder, em julho, já visitou a Alemanha, França, Itália e Irlanda.

No entanto, descartou a hipótese de reverter o 'Brexit' ou sequer de aderir ao mercado único europeu ou à união aduaneira e de voltar a aceitar a livre circulação de pessoas.

A imprensa tem especulado sobre a hipótese de um acordo para uma maior mobilidade de jovens, mas Starmer recusou uma proposta avançada pela Comissão Europeia em abril de permitir a pessoas entre os 18 e os 30 anos a permanência de até quatro anos nos respetivos países.

Um referendo em 2016 determinou a saída do Reino Unido da UE, apoiada por 52% dos eleitores. A saída formal aconteceu em 31 de janeiro de 2020, após vários anos de negociações. 

Leia Também: Quatro países da NATO pedem apoio da UE para criar defesas nas fronteiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório