A Suíça e a Itália vão redesenhar as suas fronteiras partilhadas, em resposta ao rápido degelo dos glaciares situados na montanha de Matterhorn, onde se encontra a divisão entre os dois países.
Grande parte da fronteira entre a Itália e a Suíça estava definida em zonas de neve permanente. O degelo dos glaciares está, no entanto, a desafiar essas fronteiras naturais, sendo necessário ajustá-las.
Desta feita, em 2023, conta a BBC, foi criada uma comissão formada por membros de ambos os países, que além de terem estudado os mapas, também dedicaram tempo ao degelo dos glaciares para apresentarem recomendações sobre a nova fronteira.
Os ajustes serão feitos perto da montanha de Matterhorn, uma zona de interesse por haver várias estâncias de esqui populares de ambos os países. Até ver, o governo suíço já aprovou as novas fronteiras, aguardando-se para já a decisão italiana.
A documentação e adaptação ao degelo dos glaciares são importantes nos Alpes, tendo em conta que as alterações podem modificar as rotas de montanha comuns e prejudicar a sua estabilidade. Recorde-se que onze pessoas morreram em 2022 numa avalanche na região.
Leia Também: "Fez-me chorar". Fotos mostram diferença de 15 anos nos Alpes suíços