De acordo com fontes do PE, a audição de Maria Luís Albuquerque para 06 de novembro foi decidida hoje em conferência de presidentes e vai iniciar-se pelas 09h00 locais (08h00 em Lisboa).
Este organismo é constituído pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e pelos presidentes dos grupos políticos: Partido Popular Europeu (PPE), Socialistas & Democratas (S&D), A Esquerda, Os Verdes, Renovar a Europa, Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) e Patriotas pela Europa.
A informação entretanto disponibilizada pelo Parlamento Europeu dá conta de que as audições para os comissários indigitados vão realizar-se entre 04 e 12 de novembro.
As audições começam na tarde de 04 de novembro com a audição de Maros Sefcovic, comissário indigitado para o Comércio e Segurança Económica, Relações Interinstitucionais e Transparência.
As audições terminam no dia 12, terça-feira, com a auscultação dos seis vice-presidentes indigitados, incluindo a Alta-Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas.
Cada audição vai ser sucedida por uma reunião dos presidentes de cada comissão e os coordenadores dos grupos políticos que participarão nas audições, para "avaliar o desempenho do comissário indigitado que escutaram".
Finalizado o processo de avaliação, a conferência de presidentes das comissões vai pronunciar-se sobre o resultado das audições e avançar com a sua recomendação à conferência de presidentes.
Se todos os nomes tiverem uma avaliação positiva, as audições podem fechar no dia 21 de novembro e o processo avançará para o voto em plenário do colégio de comissário de Ursula von der Leyen até 2029.
A Comissão Europeia é eleita por maioria simples, em votação em plenário do PE, que poderá ocorrer durante a sessão de 25 a 28 de novembro, em Estrasburgo.
[Notícia atualizada às 11h59]
Leia Também: PE aprova início de audições de comissários indigitados