Meteorologia

  • 16 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Agência atómica do Irão considera "improvável" ataque de Israel a instalações

A Organização Iraniana de Energia Atómica (OIEA) afirmou hoje que um eventual ataque israelita às suas instalações nucleares "não seria bem-sucedido" ou não causaria "danos graves", embora considerando esse cenário "improvável".

Agência atómica do Irão considera "improvável" ataque de Israel a instalações
Notícias ao Minuto

16/10/24 19:01 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

Estas declarações surgem num contexto de escalada do conflito entre o Irão e Israel: a 01 de outubro, o Irão lançou cerca de 200 mísseis sobre Israel, que prometeu retaliar.

 

"É altamente improvável" que ocorra um ataque, declarou o porta-voz da OIEA, Behrouz Kamalvandi, em entrevista à agência noticiosa iraniana Nournews, considerando que seria um ato "estúpido".

"No caso de um ataque a um local-chave, podem ter a certeza de que não será bem-sucedido" e "é muito pouco provável que eles (Israel] nos causem graves danos", acrescentou o porta-voz daquela entidade iraniana, precisando que o Irão estará em condições de "rapidamente colmatar" quaisquer potenciais danos.

Os ataques com mísseis de 01 de outubro foram apresentados pelo Irão como uma retaliação pelo assassínio em Teerão, em julho, do líder do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, que foi atribuído a Israel, e pelo assassínio de Hassan Nasrallah, o líder do movimento Hezbollah libanês pró-iraniano, morto num ataque israelita perto de Beirute, a 27 de setembro.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou na terça-feira que o seu país decidirá sozinho quais os eventuais alvos a atacar no Irão, apesar dos apelos do Presidente norte-americano, Joe Biden, para que sejam poupadas as instalações petrolíferas e nucleares.

"Qualquer ataque às infraestruturas iranianas terá como consequência uma resposta mais forte", alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, citado pela televisão estatal.

Leia Também: Irão considera novas sanções ocidentais um "ato hostil"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório