"Agradeci particularmente ao Presidente Putin pela garantia de que a Rússia forneceria quantidades suficientes de gás à Sérvia este inverno", afirmou Vucic num vídeo publicado nas redes sociais.
Apesar de ser candidata à adesão à União Europeia, a Sérvia não vai alterar a sua posição de não impor sanções à Rússia na sequência da invasão da Ucrânia. No entanto, condenou a violação da integridade territorial da Ucrânia e Aleksandar Vucic tem mantido conversões bilaterais limitadas com o Presidente da Rússia.
Neste primeiro contacto direto com Vladimir Putin desde maio de 2022, o Presidente Vucic reafirmou que a Sérvia não mudaria a sua posição, de que se absteria de impor sanções à Rússia devido ao conflito na Ucrânia.
"A Sérvia não vai impor sanções à Federação Russa. Isso não vai mudar", disse.
A conversa telefónica acontece enquanto a Rússia aguarda uma resposta oficial do convite de Putin a Vucic para participar na cimeira dos BRICS em Kazan, de 22 a 24 de outubro.
"Se eu disser que vou a Kazan, isso marcará o fim do caminho europeu da Sérvia. Se disser outra coisa, eles alegarão que traí os russos", afirmou Aleksandar Vucic no início desta semana, acrescentando que anunciaria a sua decisão final sobre a viagem até segunda-feira.
Leia Também: Repórteres Sem Fronteiras: Sérvia é 'megafone' da desinformação russa