Meteorologia

  • 22 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Israel planeia mais ataques a instituição libanesa ligada ao Hezbollah

Israel avisou na segunda-feira que planeia perpetrar mais ataques no Líbano contra uma instituição financeira gerida pelo Hezbollah, atacada na noite anterior e que, segundo os israelitas, utiliza os depósitos dos clientes para financiar investidas sobre Israel.

Israel planeia mais ataques a instituição libanesa ligada ao Hezbollah
Notícias ao Minuto

22/10/24 06:50 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Israel

Pelo menos 15 agências da Al-Qard Al-Hasan foram atingidas no domingo nos bairros do sul de Beirute, em todo o sul do Líbano e no vale oriental de Bekaa, onde o grupo xiita Hezbollah tem uma forte presença.

 

Um dos ataques destruiu um edifício de nove andares em Beirute com uma sucursal no seu interior.

Jornalistas da Associated Press testemunharam ataques no final da segunda-feira na região costeira de Ouzai, perto do aeroporto de Beirute, e o Ministério da Saúde do Líbano disse que um ataque aéreo perto do maior hospital público de Beirute matou quatro pessoas, incluindo uma criança, e feriu 24.

As forças terrestres israelitas invadiram o Líbano no início do mês.

Os militares afirmaram que o objetivo é expulsar o Hezbollah do sul do Líbano, para que dezenas de milhares de israelitas possam regressar às suas casas nas proximidades, após mais de um ano de ataques transfronteiriços com foguetes e drones.

Há semanas que os ataques aéreos israelitas bombardeiam vastas zonas do Líbano, obrigando mais de um milhão de pessoas a fugir das suas casas.

O Hezbollah tem lançado bombas contra Israel quase todos os dias desde o ataque mortal do grupo islamita Hamas a Israel em 07 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.

Os Estados Unidos esperam retomar os esforços diplomáticos para resolver os dois conflitos após o assassinato do líder do Hamas, Yahya Sinwar, na semana passada, mas até agora todas as partes parecem estar a resistir.

O porta-voz em árabe do exército israelita, Avichay Adraee, afirmou, sem fornecer provas, que o Hezbollah armazena centenas de milhões de dólares nas sucursais do Al-Qard Al-Hasan e que o dinheiro é utilizado para comprar armas e pagar aos combatentes.

Os ataques tiveram como objetivo impedir o rearmamento do grupo, afirmou.

A instituição, que tem mais de 30 agências em todo o Líbano, tentou tranquilizar os clientes, dizendo que tinha evacuado todas as sucursais e transferido o ouro e outros depósitos para áreas seguras.

O Al-Qard Al-Hasan, que é sancionado pelos Estados Unidos e pela Arábia Saudita, há muito que serve de alternativa aos bancos do Líbano, que impuseram restrições aos clientes desde uma grave crise financeira que começou em 2019.

O porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, adiantou na segunda-feira que Israel planeia mais ataques à instituição financeira Al-Qard al-Hasan.

Hagari argumentou que o Irão financia o Hezbollah enviando dinheiro e ouro para a embaixada iraniana em Beirute, embora não tenha apresentado provas.

Leia Também: Irão avisa EUA para a sua responsabilidade se Israel o atacar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório