Os dados resultam de uma sondagem da Voto Latino divulgada hoje, realizada pela empresa GQR no Arizona, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin, e indica que, numa disputa presidencial entre cinco candidatos, Harris obteria 64% de apoio dos latinos nestes estados, em comparação com os 31% que Trump (2027-2021) obteria.
A candidata democrata melhora nos resultados em relação aos 60% que obteve na sondagem realizada pela Voto Latino em agosto, e tem um resultado melhor do que os 48% da sondagem realizada em abril, quando o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden ainda estava na corrida eleitoral pelos democratas.
Ameer Patel, responsável de sondagens da Voto Latino, destacou em conferência de imprensa que o progresso de Harris desde agosto ocorre no momento em que o apoio a um terceiro movimento diminuiu e o de Trump se manteve praticamente estável.
Para Patel, isto significa que o aumento em direção a Harris pode ser atribuído em grande parte ao facto de ela ter conquistado o apoio dos eleitores que no passado disseram que não votariam nos candidatos dos partidos Democrata e Republicano.
Quando foi pedido aos inquiridos que decidissem apenas entre Harris e Trump, 66% apoiaram a campanha de Harris.
Estes dados superam os 63% de latinos que votaram no Presidente Biden em 2020, segundo as estimativas do Catalist.
Harris está a superar significativamente a campanha de Biden em 2020 na Pensilvânia (onde tem 77% de apoio, em comparação com 69% para a candidatura de 2020) e na Carolina do Norte, 67% este mês, em comparação com 57% há quatro anos, sublinhou Patel.
No geral, a campanha de Harris está em linha com a corrida democrata para o Congresso. Entre os latinos nestes estados-chave: O apoio ao Partido Democrata para o Congresso foi de 65-34 entre Democratas e Republicanos neste grupo demográfico.
Quando questionados sobre os assuntos mais importantes para os eleitores latinos, os inquiridos preferiram Harris mais do que Trump, por uma larga margem.
Em particular, 62% afirmaram confiar mais na vice-presidente para gerir e melhorar a economia e 62% afirmaram também confiar mais nela do que em Trump para reduzir a inflação e o custo de vida.
As quatro principais questões para os eleitores latinos nos principais estados permaneceram inalteradas em comparação com a sondagem da Voto Latino de Agosto passado: inflação e custo de vida (55%), economia e empregos (33%), direitos ao aborto (30%) e proteção da democracia ( 24%).
A sondagam foi realizada junto de 2.000 potenciais eleitores latinos de 25 de setembro a 02 de outubro de 2024.
Leia Também: Harris junta-se a republicanos para alertar contra perfil de Trump