Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Detido em Espanha substituto do líder do 'Clã Vracar' de Belgrado

Membros do Vracar têm uma grande rivalidade com o 'Clã Skaljari'. Ajustes de contas entre os dois grupos já fez mais de 60 mortos.

Detido em Espanha substituto do líder do 'Clã Vracar' de Belgrado
Notícias ao Minuto

23/10/24 18:28 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha, com a colaboração da EUROPOL, deteve, em Barcelona, o substituto do líder do 'Clã Vracar' de Belgrado. 

 

O homem, explica a polícia espanhola em comunicado, esta quarta-feira, era procurado pelas autoridades sérvias pelo crime de homicídio, pela Áustria pelos crimes de rapto e detenção ilegal e pela justiça espanhola pelo crime de injúria. Era a "pessoa de confiança do chefe do clã sérvio", conhecido por 'Jhony el Loco', que também foi detido no dia passado dia 18 em Barcelona.

Segundo a mesma nota, o homem tinha iniciado a sua fuga à justiça após o seu envolvimento na morte de um membro do clã rival, o 'Clã Skaljari', "que desapareceu em março de 2020, e cujo corpo foi encontrado um mês depois num poço perto de Sopot", na Sérvia, "com um ferimento de bala".

"Os assassínios entre membros do Vracar e os seus rivais territoriais do 'Clã Skaljari' tiveram origem em 2014, com a apreensão de um carregamento de cocaína no porto de Valência, e o ajuste de contas já fez mais de 60 mortos", sublinha a polícia. 

O detido, note-se, "é também acusado de ter participado, na Áustria, no rapto e tortura de um membro de um bando rival, que, depois de o ter convocado para um hotel a pretexto de tratar de negócios, foi raptado e espancado, exigindo ao pai da vítima o pagamento de 1.000.000 de euros pela sua libertação". 

Após "vários anos de investigação" foi possível determinar a localização do fugitivo em Espanha.

Devido à pressão policial, o homem "mantinha medidas de segurança rigorosas, mudando constantemente de identidade", de "aparência física" e  efetuava contra-vigilância "para detetar a presença da polícia antes de fazer qualquer movimento".

"Estas medidas de segurança eram também adotadas por toda a sua comitiva e familiares, a quem tinha instruído nestas técnicas para evitar investigações que levassem ao seu paradeiro", revela. 

Na sequência de uma vasta operação, foi detido e entregue às autoridades judiciais. 

Leia Também: Três pessoas detidas por roubo em cemitérios em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório