Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Condenado na Rússia a 16 anos de prisão por planear incendiar gabinete

Um estudante russo foi condenado a 16 anos de prisão por um tribunal militar por ter planeado incendiar um gabinete de recrutamento do Exército em Moscovo, em nome dos ucranianos, informaram hoje as agências noticiosas russas.

Condenado na Rússia a 16 anos de prisão por planear incendiar gabinete
Notícias ao Minuto

31/10/24 15:47 ‧ Há 3 Horas por Lusa

Mundo Rússia

Ibrahim Orudjev foi detido a 10 de novembro de 2023 quando fotografava o edifício, o que o tribunal considerou ser fazer "um reconhecimento do local, com a intenção de o incendiar posteriormente".

 

Condenado por "terrorismo", o estudante declarou-se inocente, explicando que só tinha tirado fotografias para ficar a saber o horário de funcionamento do gabinete e ir alistar-se.

Segundo a acusação, que o descreveu como um "apoiante" de organizações nacionalistas ucranianas, foram encontrados em sua casa, numa busca, "livros e apontamentos sobre o fabrico de explosivos", além de "fotografias da entrada do gabinete de recrutamento no seu telefone".

Desde o início da guerra russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, multiplicaram-se os processos por "espionagem", "traição", "terrorismo" e "sabotagem", tanto na Rússia como nos territórios ucranianos anexados por Moscovo.

A maioria destes julgamentos decorre à porta fechada e há pouca informação disponível.

Leia Também: Rússia atribui pedido de mísseis aos EUA a nervosismo de Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório