A devastação em Espanha vista do Espaço: o antes e depois do DANA

Imagens da Agência Espacial Europeia mostram o antes e depois do temporal na região de Valência.

Notícia

© USGS, processado pela ESA

Notícias ao Minuto
01/11/2024 17:19 ‧ há 4 semanas por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Espanha está a viver a pior enchente em décadas, após chuvas torrenciais terem atingido a província oriental de Valência. A tragédia já causou mais de 200 vítimas mortais e há dezenas de pessoas desaparecidas.   

 

Foi, por isso, ativado o serviço Copernicus EMS Rapid Mapping, que fornece mapeamento de emergência para avaliação da extensão dos danos e pode ser uma ajuda nos esforços de busca e resgate.

Na quinta, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) publicou fotos do satélite Landsat-8, que mostram a dimensão dos impactos nas áreas atingidas.

De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET), a 29 de outubro de 2024, caiu em Valência a chuva equivalente a um ano em apenas oito horas. Este dilúvio causou inundações repentinas devastadoras, transformando ruas em rios, destruindo casas e varrendo veículos.

Estas imagens do satélite Landsat-8 dos EUA ilustram a escala do desastre, com imagens de 8 e de 30 de outubro, mostrando a transformação dramática da paisagem.

 

 

Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.

Trata-se de uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha, ultrapassando as inundações de Biescas (Huesca) em 1996, com 87 mortos, e as inundações de Turia em 1957, em que morreram entre 80 e 100 pessoas.

Leia Também: Cenário choca voluntários em Valência. "É pior do que imaginávamos"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas