Fim de cobertura
Notícias ao Minuto | há 1 dia
Encerramos a cobertura AO MINUTO do mau tempo em Espanha e da destruição causada pelo fenómeno DANA.
Continuaremos a deixá-lo a par de todos os pormenores relevantes da catástrofe, que já provocou mais de 200 mortos, em breve.
Avisos laranja limitam circulação no domingo em zonas afetadas
Sofia Martins | há 1 dia
A Agência Meteorológica do Estado (Aemet) alertou, este sábado à noite, para a possibilidade de chuva e "trovoada muito forte" no Mediterrâneo no domingo, e emitiu avisos laranja nas regiões de Múrcia, Catalunha e na Comunidade Valenciana.
Segundo uma publicação da Aemet na rede social X, podem acumular-se mais de 100 a 150 litros por metro quadrado em zonas já afetadas pelas cheias do dia 29 e é pedida cautela.
Em virtude da chuva prevista para este domingo, o ministro das Infraestruturas, Vicente Martínez Mus, anunciou uma nova medida para a Comunidade Valenciana para "limitar o trânsito de pessoas em áreas especialmente afetadas pela DANA" que entrará em vigor no mesmo dia.
A Generalitat vai restringir a circulação de pessoas nas regiões de Aldaia, Alacuás, Picaña, Sedaví, Paiporta, Benetússer, Alfafar, Masanasa, Catarroja, Albal e Beniparrell.
Vicente Martínez Mus indica, ainda, que esta decisão incorpora as "medidas excepcionais que facilitam o trabalho das forças de segurança".
Balanço recente aponta para 213 mortos em Espanha
Sofia Martins | há 1 dia
O balanço mais recente aponta para 210 vítimas mortais na região de Valência, a mais afetada pelas inundações em Espanha, de acordo com um comunicado do Centro de Emergências da Generalitat, citado pela agência EFE.
Segundo o El País, a este número somam-se ainda outras três mortes. Duas pessoas morreram em Castilla-La Mancha e uma na Andaluzia, o que eleva o número de mortes pelo fenómeno DANA em 213.
Quatro dos intoxicados com monóxido de carbono já tiveram alta
Notícias ao Minuto | há 1 dia
Quatro dos voluntários hospitalizados após a inalação de gases tóxicos durante as operações de busca em Chiva já tiveram alta hospitalar. De acordo com a imprensa Espanha, tratou-se de uma fuga de monóxido de carbono.
De acordo com o que fonte da Guardia Civil explicou à agência Efe, o incidente aconteceu por volta das 14h30 numa garagem, aparentemente devido à má combustão de um motor de uma bomba de drenagem.
No total, 19 pessoas foram afetadas, sendo que duas destas foram consideradas feridos graves.
"Enfrentamos o maior desafio das nossas vidas. Chegaremos a todos"
Notícias ao Minuto | há 1 dia
O presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, disse, este sábado, que a região estava a "passar pelo pior momento da História". "Um momento de uma magnitude que ninguém podia imaginar", começou por dizer, citado pela spublicações espanholas.
Mazón agradeceu também a todos aqueles que estão a participar nas buscas, sublinhando que há cerca de dez mil voluntários envolvidos. Apontando que neste momento os pontos de abastecimentos estão "repletos de água, alimentos e produtos básicos", o responsável lembrou que à medida que as pessoas vão voltar ao seu dia a dia, vão precisar de ajuda. "Por conseguinte, apelamos à solidariedade ativa, especialmente por parte dos valencianos e do resto dos espanhóis, para continuar a prestar ajuda no processo de recuperação e reconstrução das zonas afetadas", afirmou.
"Estamos a enfrentar o desafio das nossas vidas e juntos vamos resolvê-lo. Sei que há pessoas que podem ter-se sentido sozinhas, desamparadas ou desprotegidas, e eu compreendo isso. Partilho essa dor e partilho a dor de toda a sociedade valenciana. Quero enviar uma mensagem clara a todas estas pessoas: vamos chegar a todas as casas, aconteça o que acontecer", garantiu.
Sobe para 19 o n.º de afetados por gases tóxicos. Há 2 feridos graves
Notícias ao Minuto | há 1 dia
Subiu para 19 o número de pessoas intoxicadas após a inalação de gases tóxios durante os trabalhos d erecuperação que estão a ser realizados em Chuva. De acordo com a publicação El País, duas dessas pessoas ficaram feridas com gravidade e a mairoia dos afetados são voluntários que vieram ajudar nas operações.
O edifício em questão foi evacuado.
Chef espanhol distribui comida por várias zonas afetadas pela DANA
Notícias ao Minuto | há 1 dia
O chef José Andrés e a sua ONG World Central Kitchen, estiveram a distribuir comida pelas várias povoações afetadas pelo mau tempo na zona de Valência, como por exemplo, Chiva.
De acordo com a publicação espanhola El Mundo, por volta do meio-dia o chef esteve à porta da câmara municipal local, uma vez que é por lá que se tem distribuído comida às pessoas afetadas pelo DANA, O chef ajudou a descarregar os alimentos quentes que levava, como sandes e garrafas de água.
Veja aqui as imagens.
DANA. Uma noite em cima de um camião e 7 horas a andar no lodo
Lusa | há 2 dias
Aos 55 anos, Javier Álvarez chorou "como um menino" na quarta-feira quando chegou a casa e viu a filha após uma noite em cima de um camião numa estrada inundada de Valência e sete horas a andar no lodo.
Aos 55 anos, Javier Álvarez chorou "como um menino" na quarta-feira quando chegou a casa e viu a filha após uma noite em cima de um camião numa estrada inundada de Valência e sete horas a andar no lodo.
Lusa | 17:16 - 02/11/2024
Reis de Espanha vão visitar Valência
Maria Gouveia | há 2 dias
Os reis de Espanha vão visitar, durante o dia de amanhã, Valência. A imprensa espanhola adianta que vão estar acompanhados pelo presidente do governo espanhol Pedro Sánchez, e pelo presidente da 'Generalitat' valenciana, Carlos Mázon.
Durante a tarde de hoje, a Casa S. M. el Rey publicou, nas redes sociais, um agradecimento aos chefes de Estados, autoridades e líderes internacionais que têm enviado as suas condolências.
DANA perde intensidade mas alertas mantêm-se
Maria Gouveia | há 2 dias
O fenómeno meteorológico DANA está a perder intensidade, mas os alertas amarelo e laranja vão manter-se durante hoje e amanhã.
Oito voluntários inalaram gases tóxicos em Chiva
Maria Gouveia | há 2 dias
A imprensa espanhola adiantou que, pelo menos, oito voluntários ficaram intoxicados depois de respirarem gases tóxicos de máquinas que estão a trabalhar na recuperação de corpos e na abertura de estradas, em Chiva, Valência.
O jornal El País avança que, segunda uma testemunha, houve uma fuga de gás de uma das bombas.
4 regiões de Terragona recebem novas alertas da proteção civil catalã
Maria Gouveia | há 2 dias
Os habitantes de quatro as regiões de Terragona receberam novos alertas da Proteção Civil da Catalunha.
O aviso recorda que as chuvas vão continuar até domingo e que é necessário as pessoas estarem precavidas e evitar deslocações, escreve o jornal El País.
A agência estatal de meteorologia mantém o aviso laranja na zona de Terragona e, também, no norte de Castellón.
Mulher resgatada com vida depois de três dias dentro do carro
Maria Gouveia | há 2 dias
A proteção civil da comunidade valenciana adiantou que uma mulher foi resgatada com vida depois de passar três dias no interior de um carro. O veículo estava no fundo de um túnel, em Benetússer, Valência.
A mulher foi encontrada depois da proteção civil ter ouvido gritos, numa altura em que se encontrava naquela zona a retirar os veículos que estavam presos.
O jornal Las Provincias escreve que a mulher foi transferidos para os serviços de saúde após o resgate.
"Cenário devastador". Equipa portuguesa ajuda nas operações de resgate
Lusa | há 2 dias
Em declarações à agência Lusa, por telefone, o comandante Pedro Batista adiantou que a equipa, composta por dez operacionais, três cães de busca e salvamento e três viatura equipadas com material pré-hospitalar e para abertura de acessos, foi para Valência em resposta a um pedido de ajuda feito pelos bombeiros valencianos da Unidade de Resgate em Emergências e Catástrofes (UREC) e da Embaixada espanhola.
Segundo o responsável, apesar de terem chegado na sexta-feira à noite, só começaram a trabalhar hoje de manhã por causa da falta de condições de segurança, sobretudo pelas "pilhagens e roubos que têm existido".
A equipa da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que chegou na sexta-feira à noite a Valência, Espanha, para ajudar nas operações de resgate disse à Lusa que encontrou um "cenário devastador, bem pior do que estava à espera".
Lusa | 13:27 - 02/11/2024
Cerca de 1.800 estabelecimentos ficaram destruídos com as cheias
Lusa | há 1 dia
Os municípios afetados, segundo relatório da Câmara valenciana, têm uma população de 845.371 habitantes, 31,8% da população da província de Valência.
Nestes 65 municípios (incluindo os bairros afetados da cidade de Valência), existem 54.289 empresas -- uma em cada três empresas da província --, 123 parques empresariais e parques industriais.
A Câmara de Comércio de Valência, em Espanha, estima que cerca de 4.500 empresas da província sofreram danos com as cheias e que cerca de 1.800 destes estabelecimentos ficaram destruídos, foi hoje anunciado.
Lusa | 12:53 - 02/11/2024
Barco 'Galicia' a caminho de Valência para ajudar
Maria Gouveia | há 2 dias
Segundo o El País, o barco 'Galicia' está a caminho do porto de Valência para servir de alojamento de muitos militares que vão começar a deslocar-se para o município. Vai ainda auxiliar as pessoas atingidas pela tempestade.
O 'Galicia' já interveio em várias crises como, por exemplo, o furacão Mitch e também na covid-19. O barco tem helicópteros e salas de cirurgia.
Marcelo reforçou "solidariedade do povo português" ao monarca espanhol
Lusa | há 2 dias
Numa mensagem divulgada na página oficial da Presidência da República lê-se que "na sequência de mensagem enviada ao Rei de Espanha logo no início dos dramáticos acontecimentos vividos no país irmão, o Presidente da República falou telefonicamente com Felipe VI".
De acordo com a nota, o chefe de Estado português reforçou "a solidariedade do povo português perante as mais recentes notícias, que revelam a extensão dos sacrifícios pessoais e materiais, bem como a resposta notável do povo espanhol a esta tragédia sem precedente conhecido".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou hoje a expressar solidariedade ao monarca espanhol, Felipe VI, pelas consequências das inundações naquele país, enaltecendo a "resposta notável" da população.
Lusa | 11:06 - 02/11/2024
Continua a busca por desaparecidos em Paiporta
Maria Gouveia | há 2 dias
Segundo o jornal El Mundo, uma equipa do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas da Guarda Civil continua as buscas por desaparecidos em Paiporta, Valência. Os militares estão a aceder aos veículos que ficaram presos dentro de buracos abertos numa zona de construção.
A unidade subaquática, que é acompanhada por uma Unidade de Militar de Emergências, está a percorrer vários fossos onde se foram acumulando dezenas de carros e carrinhas.
Há também buscas por desaparecidos em parques de estacionamento de zonas comerciais onde ainda não tinha sido possível ir, uma vez que estavam inundados.
Sobe para 211 o número de mortes em Espanha
Maria Gouveia | há 1 dia
O presidente do governo espanhol adiantou que o número de mortes subiu para 211, este sábado.
Pedro Sánchez afirmou que uma das prioridades é recuperar os cadáveres, com "agilidade", respeitando as vítimas e os seus familiares. Na conferência de imprensa dada, afirmou também que o fornecimento de energia foi recuperado para 94% das casas, assim como as linhas telefónicas que foram afetadas pela tempestade.
Garantiu ainda que o governo vai trabalhar até que se recupere a normalidade.
Pelo menos 211 pessoas morreram nas inundações em Espanha, disse hoje o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez.
Lusa | 11:18 - 02/11/2024
"Maior destacamento" de forças armadas que se fez em Espanha
Maria Gouveia | há 1 dia
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, aceita pedido de mais 5.000 militares para a Comunidade Valenciana e ainda mais 5.000 polícias e guardas civis. Um total de 10.000 efetivos das várias forças de segurança.
Sánchez destacou que este "é o maior destacamento de forças armadas" que Espanha fez em "tempos de paz e que conseguiu 4.500 resgates e auxiliou mais de 30.000 pessoas". No entanto, adianta que "estes números são insuficientes porque sabemos que a ajuda está a demorar em muitos pontos", isto porque "há muitos sítios" onde ainda falta chegar.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, reconheceu hoje que há uma "situação trágica" em Valência por causa das cheias e uma resposta insuficiente das autoridades e anunciou o envio de mais 10 mil militares e polícias para o terreno.
Lusa | 11:14 - 02/11/2024
Rei Carlos I envia mensagem a Filipe VI
Maria Gouveia | há 2 dias
O rei D. Carlos I enviou hoje uma mensagem de apoio, na sequência das cheias em Valência, a Filipe VI.
Mazón vai pedir mais 5.000 militares para ajudar
Maria Gouveia | há 2 dias
O presidente da 'Generalitat' Carlos Mazón, vai solicitar, ao 'Centro de Coordinación Operativa Integrado' (CECOPI), mais 5.000 militares para que se juntem às tarefas de emergência, na Comunidade Valenciana, adianta a imprensa espanhola.
Assim, serão cerca de 7.000 militares a trabalhar no terreno. Neste momento, estão cerca de 2.000 militares a ajudar.
O governo regional da Comunidade Valenciana pediu hoje mais 5.000 militares para tarefas de resgate, limpeza e apoio às populações nas zonas mais afetadas pelo temporal que atingiu o leste de Espanha na terça-feira.
Lusa | 10:14 - 02/11/2024
Mais 500 militares a ajudar a abrir vias de acesso e a entregar bens
Maria Gouveia | há 2 dias
Os serviços de emergência continuam a trabalhar para abrir vias de acesso, retirar veículos e resgatar vítimas, explicou o presidente da 'Generalitat', Carlos Mazón, numa conferência de imprensa. Durante este trabalho, aproveitam também para distribuir bens de primeira necessidade, água e comida às pessoas afetadas. Destaca que estes são dois objetivos "fundamentais" das equipas.
O El Mundo escreve ainda que, este sábado, se vão juntar mais 500 militares a outros 500 que já se tinham juntado no dia de ontem às equipas de emergência. Mil militares que se somam aos 1.200 que os serviços de emergência já tinham.
ONU. "Salvar vidas" na luta contra as alterações climáticas
Lusa | há 2 dias
"As inundações que estamos a ver em Espanha são apenas um dos muitos, muitos, muitos desastres climáticos extremos e relacionados com a água que ocorreram em todo o mundo este ano", lamentou a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
"Quase todas as semanas vemos imagens chocantes", acrescentou Clare Nullis, em declarações à imprensa a partir de Genebra, na sexta-feira.
A agência meteorológica das Nações Unidas apelou à comunidade internacional para dar "prioridade máxima" a "salvar vidas" na luta contra as alterações climáticas, depois das "chuvas recorde e inundações repentinas mortais que atingiram Espanha".
Lusa | 06:14 - 02/11/2024
Milhares de voluntários vão ajudar nas zonas mais afetadas
Maria Gouveia | há 2 dias
Segundo o El Mundo, milhares de voluntários chegaram cedo, pela manhã, à Cidade das Artes e Ciências de Valência, para ajudar os municípios mais afetados pela tempestade.
O jornal espanhol escreve que as pessoas estavam à espera de autocarros para que serem levadas para as zonas mais afetadas para auxiliar os trabalhos de limpeza. Descreve ainda que os voluntários estavam equipados com pás, escovas, baldes e litros de água.
De referir que muitas pessoas começaram a ajudar de forma autónoma, no dia de ontem, sexta-feira, e que, por isso, o governo valenciano criou um centro de coordenação.
Valência restringe circulação de veículos em zonas mais afetadas
Lusa | há 2 dias
A decisão surgiu horas depois do governo regional da Comunidade Valenciana ter avisado que ponderava tomar medidas para restringir os acessos a diversos locais, sobretudo, durante o fim de semana.
De acordo com um despacho publicado hoje no Diário Oficial da Comunidade, a circulação está restrita desde a meia-noite e pelo menos até às 23h59 (22h59 em Lisboa) de domingo.
As autoridades de Valência restringiram esta madrugada a circulação de veículos nas zonas mais afetadas pelas cheias em Espanha, limitando-a aos serviços essenciais e às empresas responsáveis por garantir o fornecimento de serviços básicos.
Lusa | 06:29 - 02/11/2024
Duas comunidades sob aviso laranja todo o dia
Maria Gouveia | há 2 dias
O norte de Castellón e o sul de Tarragona vão estar sob aviso laranja durante todo o dia de sábado. Já o aviso nas ilhas Baleares terminava às 8h00, segundo o El País.
A Comunidade Valenciana estava sob aviso amarelo até à noite de ontem, uma vez que se esperava chuva com menos intensidade. No entanto, na última atualização feita durante a noite, a Agência Estatal de Meteorologia decidiu elevar o aviso para laranja, adianta o jornal espanhol.
Assim, estão em alerta laranja, não só a Comunidade Valenciana, como também a Catalunha.
Início de cobertura
Maria Gouveia | há 2 dias
Bom dia. Continuamos a acompanhar AO MINUTO a tempestade que assola Espanha desde terça-feira. Poderá aceder ao registo anterior abaixo:
Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que assola Espanha.
Notícias ao Minuto | 07:40 - 01/11/2024