Meteorologia

  • 02 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Já há mais de 200 mortos; Milhares de voluntários ajudam

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que assola Espanha

AO MINUTO: Já há mais de 200 mortos; Milhares de voluntários ajudam
Notícias ao Minuto

02/11/24 08:18 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Espanha

O fenómeno meteorológico conhecido como DANA continua a assolar várias zonas de Espanha, este sábado. Até ao momento, foram confirmados mais de 200 mortos, com o ministro do Interior de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, a avisar que "infelizmente, não vamos ficar por aqui".

 

Sobre o número de pessoas desaparecidas referiu ainda que "seria imprudente fixar um número". Salienta que os números adiantados pela imprensa espanhola (1.900) "não foram considerados porque não obedecem a nenhum critério razoável". 

Há ainda registo de que milhares de voluntários se juntaram aos esforços de buscas e resgate nas zonas mais afetadas.

Rei Carlos I envia mensagem a Filipe VI

Maria Gouveia | há 22 minutos

O rei D. Carlos I enviou hoje uma mensagem de apoio, na sequência das cheias em Valência, a Filipe VI.

 

Mazón vai pedir mais 5.000 militares para ajudar

Maria Gouveia | há 6 minutos

O presidente da 'Generalitat' Carlos Mazón, vai solicitar, ao 'Centro de Coordinación Operativa Integrado' (CECOPI), mais 5.000 militares para que se juntem às tarefas de emergência, na Comunidade Valenciana, adianta a imprensa espanhola. 

Assim, serão cerca de 7.000 militares a trabalhar no terreno. Neste momento, estão cerca de 2.000 militares a ajudar. 

Valência pede mais 5.000 militares para resgates e apoio às populações

Valência pede mais 5.000 militares para resgates e apoio às populações

O governo regional da Comunidade Valenciana pediu hoje mais 5.000 militares para tarefas de resgate, limpeza e apoio às populações nas zonas mais afetadas pelo temporal que atingiu o leste de Espanha na terça-feira.

Lusa | 10:14 - 02/11/2024

Mais 500 militares a ajudar a abrir vias de acesso e a entregar bens

Maria Gouveia | há 1 hora

Os serviços de emergência continuam a trabalhar para abrir vias de acesso, retirar veículos e resgatar vítimas, explicou o presidente da 'Generalitat', Carlos Mazón, numa conferência de imprensa.  Durante este trabalho, aproveitam também para distribuir bens de primeira necessidade, água e comida às pessoas afetadas. Destaca que estes são dois objetivos "fundamentais" das equipas. 

O El Mondo escreve ainda que, este sábado, se vão juntar mais 500 militares a outros 500 que já se tinham juntado no dia de ontem às equipas de emergência. Mil militares que se somam aos 1.200 que os serviços de emergência já tinham. 

ONU. "Salvar vidas" na luta contra as alterações climáticas

Lusa | há 1 hora

"As inundações que estamos a ver em Espanha são apenas um dos muitos, muitos, muitos desastres climáticos extremos e relacionados com a água que ocorreram em todo o mundo este ano", lamentou a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

"Quase todas as semanas vemos imagens chocantes", acrescentou Clare Nullis, em declarações à imprensa a partir de Genebra, na sexta-feira.

ONU pede ação contra alterações climáticas para

ONU pede ação contra alterações climáticas para "salvar vidas" após cheias em Espanha

A agência meteorológica das Nações Unidas apelou à comunidade internacional para dar "prioridade máxima" a "salvar vidas" na luta contra as alterações climáticas, depois das "chuvas recorde e inundações repentinas mortais que atingiram Espanha".

Lusa | 06:14 - 02/11/2024

Milhares de voluntários vão ajudar nas zonas mais afetadas

Maria Gouveia | há 2 horas

Segundo o El Mondo, milhares de voluntários chegaram cedo, pela manhã, à Cidade das Artes e Ciências de Valência, para ajudar os municípios mais afetados pela tempestade.

O jornal espanhol escreve que as pessoas estavam à espera de autocarros para que serem levadas para as zonas mais afetadas para auxiliar os trabalhos de limpeza. Descreve ainda que os voluntários estavam equipados com pás, escovas, baldes e litros de água. 

De referir que muitas pessoas começaram a ajudar de forma autónoma, no dia de ontem, sexta-feira, e que, por isso, o governo valenciano criou um centro de coordenação. 

Valência restringe circulação de veículos em zonas mais afetadas

Lusa | há 2 horas

A decisão surgiu horas depois do governo regional da Comunidade Valenciana ter avisado que ponderava tomar medidas para restringir os acessos a diversos locais, sobretudo, durante o fim de semana.

De acordo com um despacho publicado hoje no Diário Oficial da Comunidade, a circulação está restrita desde a meia-noite e pelo menos até às 23h59 (22h59 em Lisboa) de domingo.

Valência restringe circulação de veículos nas zonas mais afetadas pelas cheias

Valência restringe circulação de veículos nas zonas mais afetadas pelas cheias

As autoridades de Valência restringiram esta madrugada a circulação de veículos nas zonas mais afetadas pelas cheias em Espanha, limitando-a aos serviços essenciais e às empresas responsáveis por garantir o fornecimento de serviços básicos.

Lusa | 06:29 - 02/11/2024

Duas comunidades sob aviso laranja todo o dia

Maria Gouveia | há 2 horas

O norte de Castellón e o sul de Tarragona vão estar sob aviso laranja durante todo o dia de sábado. Já o aviso nas ilhas Baleares terminava às 8h00, segundo o El País.

A Comunidade Valenciana estava sob aviso amarelo até à noite de ontem, uma vez que se esperava chuva com menos intensidade. No entanto, na última atualização feita durante a noite, a Agência Estatal de Meteorologia decidiu elevar o aviso para laranja, adianta o jornal espanhol. 

Assim, estão em alerta laranja, não só a Comunidade Valenciana, como também a Catalunha.

Início de cobertura

Maria Gouveia | há 2 horas

Bom dia. Continuamos a acompanhar AO MINUTO a tempestade que assola Espanha desde terça-feira. Poderá aceder ao registo anterior abaixo: 

AO MINUTO: N.º de mortos sobe para 207; Governo avisa:

AO MINUTO: N.º de mortos sobe para 207; Governo avisa: "Vamos ter mais"

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que assola Espanha.

Notícias ao Minuto | 07:40 - 01/11/2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório