Fim do acompanhamento
Sofia Martins | há 1 dia
Terminamos por aqui o acompanhamento AO MINUTO sobre os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que está a assolar várias regiões de Espanha. Obrigada por ter estado desse lado.
Generalitat valenciana mantém número de mortos em 210
Sofia Martins | há 1 dia
A Generalitat mantém, “de forma provisória”, o número de mortos na região de Valência em 210, balanço este já divulgado no sábado.
A informação foi avançada já depois do ministro de Política Territorial, Ángel Victor Torres, ter confirmado que o número de vítimas mortais na região era de 213.
Medida que limita circulação de pessoas prolongada por mais 48 horas
Sofia Martins | há 1 dia
A Generalitat vai prorrogar por mais 48 horas a medida implementada este domingo que limita a circulação de pessoas em zonas afetadas pelas chuvas em Espanha, avança a agência espanhola EFE.
O prolongamento pretende facilitar os serviços essenciais e de intervenção e ajudar as empresas responsáveis por garantir o fornecimento de serviços básicos nestas regiões.
Felipe VI diz que é preciso compreender "raiva e frustação" das pessoas
Lusa | há 1 dia
O Rei espanhol considerou que é preciso compreender "a raiva e a frustração" expressas pelas pessoas durante a sua visita de hoje, juntamente com os presidentes do Governo e da Generalitat, a Paiporta, uma das zonas devastadas pelas inundações.
O Rei espanhol considerou que é preciso compreender "a raiva e a frustração" expressas pelas pessoas durante a sua visita de hoje, juntamente com os presidentes do Governo e da Generalitat, a Paiporta, uma das zonas devastadas pelas inundações.
Lusa | 19:41 - 03/11/2024
Sánchez condena violência e diz-se solidário com "sofrimento" das vítimas
Lusa | há 1 dia
O chefe do Governo espanhol afirmou hoje que compreende "a angústia e o sofrimento" das vítimas das inundações no seu país, mas condenou os incidentes que marcaram uma visita conjunta com o rei, Filipe VI, a uma das zonas afetadas.
Em declarações aos jornalistas após uma reunião com equipas de salvamento em Valência, Sánchez repugnou "qualquer tipo de violência", tendo considerado "alguns momentos absolutamente marginais".
O chefe do Governo espanhol afirmou hoje que compreende "a angústia e o sofrimento" das vítimas das inundações no seu país, mas condenou os incidentes que marcaram uma visita conjunta com o rei, Filipe VI, a uma das zonas afetadas.
Lusa | 17:26 - 03/11/2024
Após tumultos, Carlos Mazón diz que pessoas estão com "muita raiva"
Notícias ao Minuto | há 1 dia
O presidente da comunidade valenciana, Carlos Mazón, falou sobre os tumultos em Paiporta esta manhã. À rádio espanhola Cope disse que lhe parecia "imoral preocupar-se com a tempestade política", dizendo que estava "preocupado com a tempestade que caiu e com a que temos de continuar a fazer sair".
"Gritaram com toda a gente", acrescentou, dizendo que as pessoas estão com "muita raiva".
Decretado alerta vermelho na costa sul de Valência
Teresa Banha | há 1 dia
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet) estabeleceu decretou nível de alerta vermelho na costa sul de Valência para chuvas que podem acumular 90 litros por metro quadrado numa hora e ser localmente intensas sem serem de persistência excecional.
"Perigo extremo", escreverem os especialistas na rede social X (antigo Twitter).
Sánchez retirado de Paiporta após ser agredido. Carro ficou destruído
Notícias ao Minuto | há 1 dia
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que estava a acompanhar os reis numa visita oficial às zonas mais afetadas pelas inundações dos últimos dias, foi, segundo confirmou a Antena 3, retirado da cidade valenciana após receber uma forte pancada com um pau. Pode ver abaixo as imagens do momento.
A agressão terá ocorrido durante os momentos de tensão que se sentiram entre a população e a comitiva, que envolveram insultos e apupos. O carro do chefe do governo espanhol também terá ficado destruído, como se pode ver na seguinte publicação.
Mazón reagiu aos acontecimentos desta manhã em Paiporta
Maria Gouveia | há 1 dia
O presidente da comunidade valenciana, Carlos Mazón, reagiu ao que aconteceu esta manhã em Paiporta, onde também esteve presente.
Na publicação na rede social X elogiou a "atitude do rei", dizendo que foi "exemplar".
Mais militares e polícias em Valência nas próximas horas
Maria Gouveia | há 1 dia
Nas próximas horas, cerca de 7.500 militares e 9.400 polícias vão ser destacados para as zonas mais afetadas da comunidade valenciana.
As forças de segurança vão ajudar no salvamento e resgate de vítimas e, também, na limpeza, lê-se no jornal ABC.
Reis de Espanha adiam visita a Chiva
Maria Gouveia com Lusa | há 1 dia
Embora a imprensa espanhola tenha avançado que a visita dos reis a Chiva se mantinha, foi agora anunciado que foi adiada. Lê-se no jornal El Mundo, que esta decisão foi tomada em conjunto pelas autoridades do Estado, regionais e da Casa Real.
De recordar que, durante a manhã, na visita a Paiporta, os reis, que estavam acompanhados pelo presidente do governo espanhol e pelo presidente da comunidade valenciana, foram recebidos com insultos e apupos por parte da população.
Chiva é também uma das zonas que mais afetada foi pela tempestade.
A visita dos reis e do presidente do Governo de Espanha, bem como do presidente da comunidade Valenciana à localidade de Chiva, uma das mais afetadas pelo mau tempo na última semana, foi suspensa depois dos confrontos em Paiporta.
Lusa | 15:27 - 03/11/2024
Número de mortos sobe para 217
Notícias ao Minuto | há 1 dia
O número total de mortes causadas pela DANA ascende agora a 217, depois de confirmadas as descobertas de três novos corpos em Pedralba e outro em Letur, avança o jornal espanhol ABC.
O número de mortos nas cheias em Espanha subiu para 217, segundo os balanços mais recentes das autoridades divulgados hoje, que são ainda provisórios.
Lusa | 13:27 - 03/11/2024
Reis de Espanha recebidos com apupos e insultos nas zonas afetadas
Notícias ao Minuto | há 1 dia
Os reis de Espanha foram recebidos com apupos e insultos, em Paiporta, na comunidade valenciana. Vários populares são ouvidos a gritar "assassinos" e "fora".
Diante dos primeiros arremessos de objetos e lama, a rainha e o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, foram retirados do local. O rei manteve-se e continua a falar com a multidão e a tentar acalmar a tensão que se faz sentir no local.
A Guardia Civil está, entretanto, a intervir para conter a população.
Reis visitam Paiporta
Maria Gouveia | há 1 dia
Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, já estão em Paiporta, na comunidade valenciana, e visitaram o posto de comando avançado. Esta localidade foi uma das mais afetadas pela DANA.
Felipe VI e Letízia visitaram Valência, este domingo, 3 de novembro.
Mariana Moniz | 12:12 - 03/11/2024
Almería está sob aviso vermelho
Maria Gouveia | há 1 dia
A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) decretou aviso vermelho para Almería e alertou para "perigo extremo".
Número de mortes sobe para 214
Maria Gouveia | há 1 dia
Foi confirmada mais uma morte pela delegação do Governo de Castilla-La Mancha, uma das regiões que também está a ser afetada pela DANA.
Através de uma publicação na rede social X, a delegada do governo da região, Milagros Tolón, deu conta que os serviços de emergência tinham "retirado um corpo sem vida de uma das cinco pessoas que estavam desaparecidas" devido às inundações, em Letur, Albacete.
Seis pessoas intoxicadas por monóxido de carbono já tiveram alta
Maria Gouveia | há 1 dia
De acordo com a Euro Press, as seis pessoas hospitalizadas por inalação de monóxido de carbono, no Hospital de Manises, no dia de ontem, já receberam alta.
Recorde-se que foram 19 pessoas assistidas depois de sofrerem uma intoxicação por monóxido de carbono numa garagem de um edifício, em Chiva. As vítimas foram levadas para diferentes centros hospitalares.
Reis de Espanha vão visitar Paiporta e Chiva
Maria Gouveia | há 1 dia
As duas localidades mais afetadas pela DANA, Paiporta e Chiva, vão receber hoje a visita dos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, escreve o El Mundo.
Felipe VI vai estar presente numa reunião do comité de crises, na segunda-feira. Os reis espanhóis suspenderam ainda toda a agenda da próxima semana.
Valência restringe acessos
Lusa | há 1 dia
As dez localidades ficam nos arredores de Valência, a sul da cidade, onde o impacto das cheias de terça-feira passada foi maior.
O governo regional interditou estes acessos a não moradores entre as 06h00 e as 23h59 de hoje, para "garantir a mobilidade de todos os serviços essenciais" de ajuda e intervenção, incluindo as empresas responsáveis pelo restabelecimento do fornecimento de água, energia e comunicações e a distribuição de alimentos.
O governo regional de Valência, Espanha, fechou hoje o acesso a peões e carros particulares em dez das localidades afetadas pelas inundações, num dia em que o Rei Felipe VI visita estas zonas e é esperada mais chuva.
Lusa | 09:59 - 03/11/2024
20 detidos por roubo nas zonas afetadas
Maria Gouveia | há 1 dia
Durante a noite passada, foram detidas 20 pessoas, pela policía nacional, por roubos nas zonas afetadas pela tempestade , cita o El Mundo.
Dessas 20 pessoas que se somam às 100 já detidas, 17 foram presas por roubos a estabelecimentos comerciais, 2 por roubos em domicílios e outra por roubar gasolina. Passam assim
"Tempestades fortes" para regiões da Catalunha, Valência e Murcia
Lusa | há 1 dia
A Aemet pediu cautela, sublinhando que poderão cair entre 100 e 150 litros de chuva por metro quadrado nas zonas já afectadas pelas cheias de terça-feira, que causaram a morte de pelo menos 213 pessoas.
Onde se prevê mais chuva, 150 litros por metro quadrado é na costa sul de Tarragona, no interior norte e costa norte de Castellón e na costa norte e sul de Valência, acrecentou a Aemet.
A Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) previu para hoje aguaceiros e tempestades fortes ou muito fortes e persistentes nas regiões da Catalunha, Comunidade Valenciana, Múrcia e nas ilhas Baleares.
Lusa | 06:00 - 03/11/2024
Ativado grupo de saúde para evitar riscos epidemiológicos
Maria Gouveia | há 1 dia
A agência de notícias EFE avança que foi ativado um grupo de saúde de resposta rápida - Direção geral da saúde, agência espanhola de medicamentos e instituto Carlos III - para evitar riscos epidemiológicos, depois de uma reunião por videoconferência entre o conselheiro de saúde, Marciano Gómez, e a ministra Mariana García e membros de várias equipas.
Este grupo de trabalho vai ser coordenado pela Direção Geral de Saúde Pública da comunidade valenciana, em conjunto com o Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias. O grupo deverá reunir-se todos os dias enquanto assim for exigido.
Ministério da saúde espanhol deixa recomendações
Maria Gouveia | há 1 dia
Através da rede social X, o ministério da saúde espanhol deixou algumas recomendações às pessoas que estão nas ruas a ajudar nos trabalhos de limpeza.
Número de voluntários diminui este domingo
Maria Gouveia | há 1 dia
De acordo com a agência EFE, este domingo, a afluência de voluntários diminuiu. Tendo em conta que há restrições de circulação em 12 munícipios, apenas cerca de 1300 voluntários vão estar a ajudar nas limpezas.
A agência escreve ainda que, face ao dia anterior em que estavam disponíveis 100 autocarros para transportar os voluntários, no dia de hoje apenas são 23.
Início de de cobertura
Maria Gouveia | há 1 dia
Bom dia. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO da tempestade que assolou Espanha nos últimos dias.
Poderá aceder ao registo anterior abaixo:
Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que assola Espanha.
Notícias ao Minuto | 08:18 - 02/11/2024