França oferece apoio ao Cazaquistão para desenvolver energia nuclear civil

O Presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu ao seu homólogo cazaque, Kasim Yomart Tokayev, ajuda para desenvolver "o setor da energia nuclear civil", durante uma visita a Paris do chefe de Estado do Cazaquistão, aliado da Rússia.

Notícia

© Lusa

Lusa
05/11/2024 22:14 ‧ 05/11/2024 por Lusa

Mundo

Emmanuel Macron

"O Presidente da República manifestou o apoio aos objetivos do Cazaquistão no domínio da soberania energética e da descarbonização da sua economia e mostrou a disponibilidade da França para contribuir, acompanhando qualquer decisão que o Cazaquistão tome para desenvolver o setor nuclear civil", afirmou Emmanuel Macron, numa declaração conjunta.

 

Reunidos em Paris para uma visita de Estado de dois dias de Tokayev, os líderes dos dois países partilharam a "séria preocupação" quanto às consequências humanitárias e económicas da invasão russa da Ucrânia, que afeta "a segurança alimentar dos países mais pobres".

Desde o início da guerra, o Presidente do Cazaquistão demonstrou algumas tensões com Vladimir Putin.

No entanto, a antiga república soviética, que tem partilha uma fronteira terrestre com a Rússia de 7.500 quilómetros, mantém relações com a Federação Russa, com quem integra organizações como a Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que inclui a China e que procura atuar um contrapeso à NATO.

Leia Também: Paris vai ajudar Marrocos na ONU e na União Europeia 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas