A agência Associated Press (AP) e as televisões CNN e Fox declararam Donald Trump vencedor no Kentucky e Indiana, conseguindo oito e 11 votos, respetivamente, no Colégio Eleitoral (538 eleitores), enquanto Kamala Harris arrecada três delegados no Vermont.
Estes três estados foram os primeiros a encerrar as assembleias de voto às 19h00 locais (00h00 de quarta-feira em Lisboa, a mesma hora GMT).
Mais de 80 milhões de 240 milhões de eleitores norte-americanos votaram antecipadamente para as eleições de terça-feira, que decidem quem sucederá a Joe Biden na presidência, o controlo das duas câmaras do Congresso, além de postos de governadores estaduais e cargos a nível estadual e local.
Nas eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, constituído por 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington, DC).
Dado que a maioria dos estados vota de forma inequívoca e repetida num dos partidos, tudo é decidido nos chamados estados flutuantes ('swing states'), que as sondagens dizem poder vir a ter resultados muito renhidos. Para estas eleições, os estados considerados decisivos são: Geórgia, Carolina do Norte, Arizona, Wisconsin, Pensilvânia, Michigan e Nevada.
Nestas eleições, os 435 assentos na Câmara dos Representantes serão renovados, havendo atualmente maioria republicana de 220-213. Apenas 34 dos 100 senadores vão a votos, deixando em aberto também o controlo do Senado, onde se confirmam os altos cargos do Governo e dos juízes do Supremo Tribunal Federal.
[Notícia atualizada às 01h12]
Leia Também: AO MINUTO: Trump ganha no Kentucky e Indiana. Harris no Vermont