Uma pequena instalação em frente a um dos mais emblemáticos pontos de Roma, em Itália, está a gerar polémica.
Em causa está a renovação da Fonte de Trevi, um sítio no qual os turistas costumam atirar moedas. Foi encontrada uma 'solução' para os turistas continuarem com a tradição, mas não agradou a muitas pessoas.
Segundo a autarquia, para além da substituição, a pequena "bacia" foi construída para que os trabalhadores que estão agora a remodelar a Fonte de Trevi não fossem atingidos pelas eventuais moedas que turistas pudessem lançar.
"A bacia, que é obviamente temporária e foi instalada durante os trabalhos excecionais de manutenção da fonte, é usada para recolher as moedas atiradas pelos turistas", explicou disse Claudio Parisi Presicce, superintendente do património cultural do Capitólio à CNN Internacional. "É uma tradição bem estabelecida e muito apreciada", afirmou.
No entanto, nas redes sociais têm-se espalhado alguns comentários, com os utilizadores a referirem que "infantilismo arquitetónico" e uma "pequena piscina para crianças onde fazem chichi na água no verão".
Infantilismo architettonico. La fontana di Trevi non fu mai concepita come salvadanaio. Forse chi è in cerca di fortuna dovrebbe andare a pregare - vuole dire = fare fioretti e fare una promessa solenne - al tempio della dea Fortuna e non cercare di corromperla con delle monetine…
— Michela A Betta (@BettaMichela) November 5, 2024
Um outro utilizador escreveu que a solução encontrada era "a coisa mais triste que já viu em Itália".
Vaschetta fontana di trevi.
— Diego (@Enciclopedica1) November 4, 2024
Sembra la piscina piccola dei bambini dove fanno la pipì nell'acqua in estate. pic.twitter.com/PuDeE8pC2o
Leia Também: Ryanair abre duas novas rotas no Porto no inverno para Roma e Tânger