Meteorologia

  • 07 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Presidente timorense felicita Donald Trump

O chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, felicitou quarta-feira Donald Trump pela sua eleição como Presidente dos Estados Unidos, de quem espera uma liderança que promova a paz e a estabilidade no mundo.

Presidente timorense felicita Donald Trump
Notícias ao Minuto

07/11/24 00:05 ‧ Há 8 Horas por Lusa

Mundo EUA

"O povo dos Estados Unidos da América depositou de forma expressiva a confiança na sua liderança. Estes tempos desafiantes e perigosos exigem uma liderança que possa ultrapassar divisões e construir parcerias pela paz", escreveu José Ramos-Horta, numa mensagem de felicitações nas redes sociais.

 

Salientando que Donald Trump pode ser lembrado como um "pacificador global", o Presidente timorense disse estar "convicto" de que a liderança de Donald Trump "irá redefinir as relações" com a Rússia e com a China, "rumo a uma paz e parcerias duradouras".

"Do mesmo modo, o mundo espera pela sua liderança para promover a paz e estabilidade duradouras no Líbano, na Ucrânia e em Gaza, bem como a concretização de uma pátria palestiniana, vivendo lado a lado com um Israel seguro", salientou o prémio Nobel da Paz.

Sobre relações entre Timor-Leste e os Estados Unidos, o Presidente timorense disse acreditar no fortalecimento das relações bilaterais e de cooperação, recordando que ambos os países "partilham os valores fundamentais da democracia, do Estado de Direito e o respeito pela dignidade humana".

O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.

Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 51% contra os 47,5% de Kamala Harris.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes encontra-se igualmente à frente no apuramento com 205 mandatos, a apenas 13 da maioria.

Leia Também: PR cabo-verdiano "otimista" quanto às relações com EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório