O presidente-eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, vai tomar posse já em janeiro, numa eleição que, confirmou-se no sábado, ficou também marcada pelo triunfo nos 'swing states' [estados decisivos] - uns recuperou, outros manteve, mas o resultado final dá conta de que em todos ganhou o vermelho, cor do Partido Republicano.
Mas no regresso à Casa Branca, qual vai ser o salário de Donald Trump?
O valor foi recordado nos últimos dias pela imprensa norte-americana - e recordado porque este é um salário que não sofre alterações há pouco mais 20 anos.
Tal como os presidentes que estiveram no cargo desde 2001, Trump vai ganhar 400 mil dólares por ano, cerca de 373 mil euros.
Outros benefícios
A CBS News refere ainda que a pessoa escolhida para o cargo de presidente dos Estados Unidos tem ainda um bónus adicional de 50 mil dólares para outras despesas, 100 mil dólares para as viagens e 19 mil dólares para entretenimento.
Para além dinheiro, há ainda outras regalias de que um presidente naquele país pode usufruir - como a mudança de casa. Desta forma, Trump pode mudar-se com a sua família para a Casa Branca, residência oficial do chefe de Estado.
E outras regalias?
A 'experiência' no cargo pode não servir para um pedido de aumento de salário, dado que Trump irá para um 2.º mandato, mas como a imprensa aponta, há mais dinheiro que pode advir quando os presidentes saem da Casa Branca.
Tipicamente, escreve e ABC News, os presidentes costumam ganhar mais dinheiro do que no cargo, já que lançam livros, são oradores em algumas palestras, acordos com os média e outros negócios lucrativos.
Antigos presidentes ganham também uma pensão anual, no valor de 200 mil euros.
Leia Também: Trump já falou com Putin (e pediu que não agrave a guerra)