Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Porta-voz do Hezbollah morreu com quatro membros da sua equipa

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou esta segunda-feira a morte de quatro membros do gabinete de imprensa juntamente com o seu porta-voz, Mohammad Afif, num ataque israelita no domingo em Beirute.

Porta-voz do Hezbollah morreu com quatro membros da sua equipa
Notícias ao Minuto

18/11/24 16:50 ‧ Há 1 Hora por Lusa

Mundo Médio Oriente

O ataque provocou mais dois mortos e 16 feridos, segundo um balanço atualizado hoje pelo Ministério da Saúde Pública do Líbano citado pela agência francesa AFP.

 

O Hezbollah confirmou a morte de Afif, uma figura não militar do grupo, que elogiou como líder no papel de porta-voz junto dos meios de comunicação social.

Membro do Hezbollah desde o início da década de 1980, Afif fazia parte do círculo íntimo do antigo líder do movimento, Hassan Nasrallah, que foi morto num ataque israelita nos arredores do sul de Beirute em 27 de setembro.

O exército israelita afirmou que Afif foi morto num bombardeamento preciso.

Após a ação contra Afif, Israel lançou outro ataque numa rua no oeste de Beirute que matou três pessoas, incluindo uma mulher, e feriu 29, disse o Ministério da Saúde libanês.

O alvo do ataque ainda não é conhecido, segundo a agência espanhola EFE.

Domingo foi um dos dias mais violentos contra a capital libanesa desde o início da campanha de bombardeamentos de Israel contra o Líbano, em 23 de setembro.

Cerca de 3.500 pessoas foram mortas desde que começou o fogo cruzado entre Israel e o Hezbollah em 08 de outubro de 2023, um dia depois do início da guerra na Faixa de Gaza.

A guerra foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo extremista palestiniano Hamas no sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas.

A resposta de Israel provocou cerca de 44.000 mortos na Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades do enclave palestiniano governado pelo Hamas desde 2007.

Leia Também: Ataque israelita no Líbano mata seis socorristas com ligações ao Hezbollah

Recomendados para si

;
Campo obrigatório