Depressão Bert já se faz sentir no Reino Unido e na Irlanda. As imagens

A agência meteorológica britânica já tinha alertado que a tempestade traria um "evento de risco múltiplo" de neve, chuva e ventos fortes a algumas zonas do Reino Unido este fim de semana.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/11/2024 18:11 ‧ 23/11/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

A tempestade Bert, como foi denominada pelo serviço meteorológico irlandês, já se abateu sobre o Reino Unido e a Irlanda, tendo trazido consigo neve, chuva e ventos fortes, este sábado.

 

Dez pessoas, incluindo cinco crianças, foram resgatadas, esta tarde de sábado, na sequência de um deslizamento de terras no norte do País de Gales.

Já em Hampshire, em Inglaterra, um homem de 60 anos morreu depois de uma árvore ter caído em cima do veículo em que seguia, pelas 7h45 desta manhã. Não é claro se o incidente está relacionado com a tempestade Bert, mas a causa da morte está a ser investigada.

A pista do aeroporto de Newcastle, no nordeste de Inglaterra, ficou coberta de neve, perturbando os voos, noticiou a agência Reuters.

Na Escócia, por seu turno, alguns serviços ferroviários foram suspensos devido às condições meteorológicas, informou a ScotRail.

A ponte de Severn, que liga o País de Gales a Inglaterra, foi encerrada devido a ventos fortes. A neve cobriu também várias estradas e deixou carros retidos em algumas zonas do norte do Reino Unido.

Na Irlanda, a chuva forte provocou inundações na costa ocidental, tornando algumas estradas intransitáveis. O serviço meteorológico irlandês colocou os condados de Cork e Galway em alerta vermelho para a chuva já na sexta-feira à noite. Aliás, na cidade de Killybegs, em Donegal, a água das cheias alcançou o tejadilho de automóveis estacionados.

A empresa de eletricidade ESB Networks, que fornece energia a toda a Irlanda, adiantou que os ventos fortes provocaram cortes de energia que afetaram 60 mil casas, quintas e empresas durante a noite, principalmente no oeste e noroeste do país. Entretanto, pelo menos 11 mil clientes nos condados de Donegal, Sligo, Mayo e Galway continuam sem abastecimento.

A agência meteorológica britânica já tinha alertado que a tempestade traria um "evento de risco múltiplo" de neve, chuva e ventos fortes a algumas zonas do Reino Unido este fim de semana.

Estão em vigor vários avisos amarelos para vento, chuva e neve em todo o Reino Unido. À medida que a depressão se alastra, espera-se uma precipitação de 50-75 mm no fim de semana. No País de Gales e no sudoeste de Inglaterra poderão cair mais de 100 mm de chuva.

Está também em vigor um aviso amarelo para as zonas costeiras do sul de Inglaterra, desde sábado à tarde a domingo à noite, tendo em conta os ventos fortes e as condições "perigosas".

Além disso, está ainda em vigor um aviso amarelo para neve intensa seguida de um "degelo rápido" e chuva para este sábado, no nordeste e noroeste de Inglaterra, West Midlands, Yorkshire e grande parte da Escócia.

Percorra a galeria.

Leia Também: Bert. Cinco crianças salvas após deslizamento de terras no País de Gales

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas