O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou, esta sexta-feira, que nomeou o general Mykhailo Drapatyi como novo comandante do exército ucraniano. Na plataforma Telegram, o chefe de Estado destacou que são necessárias "mudanças internas para alcançar os objetivos".
"Mykhailo Drapatyi foi nomeado o novo comandante das Forças Terrestres das Forças Armadas da Ucrânia. Oleg Apostol foi nomeado Vice-comandante Chefe das Forças Armadas", escreveu.
"Estas mudanças internas são essenciais para que o exército ucraniano possa realizar plenamente os objetivos do nosso Estado", acrescentou.
Segundo Zelensky, o major-general Mykhailo Drapatyi "organizou com êxito a defesa na direção de Kharkiv, impedindo as operações ofensivas das forças russas". Por sua vez, Apostol "é um comandante experiente da 95.ª Brigada de Assalto Aéreo Separada".
"Ambos provaram a sua eficácia em combate", garantiu o presidente da Ucrânia.
A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.
A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.
Leia Também: Serviços de informações britânicos acusam Rússia de sabotagem na Europa