Juíza do Delaware recusa novamente que Musk receba 53 milhões da Tesla

Uma juíza do Delaware rejeitou na segunda-feira, pela segunda vez, aprovar que a Tesla pague um pacote de opções de ações milionário ao seu CEO, Elon Musk, no valor de 56.000 milhões de dólares (53.000 milhões de euros).

Notícia

© Reuters

Lusa
03/12/2024 06:07 ‧ há 3 semanas por Lusa

Mundo

EUA

A magistrada Kathaleen McCormick, do Estado do Delaware, autorizou o acionista da Tesla, Richard Tornetta, que iniciou o processo contra fabricante de carros elétricos e Musk em 2018, quando considerou que o pagamento era excessivo, a receber uma indemnização de 345 milhões de dólares.

 

Tornetta tinha solicitado 5,6 mil milhões de dólares, noticiou a agência Associated Press (AP).

Em fevereiro, McCormick já tinha anulado o acordo pelo qual o conselho de administração da Tesla aprovou em 2018 pagar a Musk um pacote de opções de ações da empresa automóvel avaliadas em 56 mil milhões de euros.

O acordo permitia a Musk comprar 20,3 milhões de ações em grupos. Cada grupo tem um preço especial estabelecido, o que significa que se for inferior ao valor real das ações no momento da execução da opção, o empresário terá grandes lucros.

O pacote de opções sobre ações estava condicionado ao cumprimento de 12 metas por parte da Tesla, incluindo uma capitalização bolsista de pelo menos 50 mil milhões de dólares e determinadas metas de receitas.

A Tesla cumpriu todos os objetivos, mas McCormick anulou o acordo ao salientar que Musk mantinha relações pessoais profundas com as pessoas que tinham de decidir o valor da indemnização e que o conselho de administração concedia tudo o que o empresário exigia.

Seguindo a decisão original de McCormick, Musk anunciou que iria transferir o registo da Tesla de Delaware para o Texas, onde a fabricante automóvel está agora sediada e onde as leis de 'corporate governance' [governança corporativa, em português] são menos rigorosas.

Em junho, a Tesla levou o pacote de remuneração de Musk e a mudança de registo para o Texas para votação na assembleia de acionistas da empresa.

Ambas as propostas foram aceites pelos acionistas apesar da rejeição dos grandes investidores institucionais em pagar dezenas de milhares de milhões de dólares ao empresário.

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, foi nomeado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, para coliderar um novo programa, D.O.G.E., que irá fazer recomendações de cortes nos gastos públicos.

Leia Também: Todas as imagens: Táxi autónomo da Tesla visto por dentro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas