As obras que estão a marcar Roma este ano continuam a decorrer, ainda que a poucos dias do Jubileu, celebração na qual já deveriam estar 'fechadas'.
O Jubileu em causa, que se realiza de 25 em 25 anos, tem início a 24 de dezembro e termina a 6 de janeiro. Esta é uma celebração que prevê a ida de 35 milhões de visitantes à capital italiana.
O início da celebração católica será marcado pela abertura da porta santa da Basílica de São Pedro pelo Papa Francisco, na Cidade do Vaticano.
A poucos dias do início deste marco, quem vive no local não tem grandes esperanças de que a cidade esteja pronta a tempo, indo ao encontro do ditado popular, confirmando-o: Roma não foi construída num dia.
"Roma não está pronta, está caótica", explicou uma jornalista que tem vindo a tratar dos assuntos do Vaticana nos últimos 20 anos, para a Agência de Notícias Polaca (PAP, na sigla em inglês).
Um dos muitos guias turísticos da cidade, queixa-se de que as obras estão até a prejudicar o seu trabalho - que é o de levar turistas a passear pela cidade de mota. "Tem sido caótico e até um pouco frustrante - especialmente pelo trânsito que está todos os dias", apontou o guia, Riccardo Abate.
As obras, que acontecem por toda a cidade, já deram origem até à colocação de uma piscina junto à Fonte de Trevi, onde as pessoas costumam lançar moedas.
Veja as imagens das obras ao longo destes meses na galeria acima.
Leia Também: Com Fonte de Trevi em obras, há "piscina" a substituí-la. Ora veja