"Temos com a Nigéria uma das mais longas parcerias energéticas alguma vez celebradas pela Alemanha", explicou Steinmeier, acrescentando que a parceria, com o país mais populoso de África, não se limita ao petróleo e ao gás.
A "parceria energética" entre os dois países tem-se centrado muito "na energia solar e eólica nos últimos anos", mas o próximo objetivo é a "produção de hidrogénio", afirmou.
Frank-Walter Steinmeier é acompanhado por uma delegação de empresas alemãs ativas nos setores da energia (Siemens, Enertrag, Off-Grid Europe, Neuman & Esser), finanças (Exficon), distribuição (C. Woermann) e novas tecnologias (Dermalog, LiveEO).
"Os nossos empresários e decisores políticos estão muito interessados em fazer negócios com a Alemanha. O meu objetivo é continuar a dar-vos a garantia de que as nossas portas comerciais estão abertas e que as nossas reformas estão a funcionar muito bem", assegurou o chefe de Estado nigeriano no final da reunião.
Desde que chegou ao poder em maio de 2023, Tinubu introduziu reformas estruturais de grande alcance, como o fim dos subsídios aos combustíveis e a liberalização da naira, a moeda local, a fim de atrair o investimento estrangeiro.
A consequência imediata foi a queda da moeda local e uma crise económica profunda, com a inflação a ultrapassar os 33% em outubro.
"As empresas alemãs estão a ver uma melhoria nas relações de investimento", afirmou o Presidente alemão sobre as reformas de Tinubu.
Em novembro de 2023, o Union Bank of Nigeria e o grupo alemão DWS assinaram um memorando de entendimento para investir 500 milhões de dólares em energias renováveis, e a empresa nigeriana Riverside LNG comprometeu-se a fornecer 850.000 toneladas de gás natural à empresa alemã Johannes Schuetze Energy Import AG.
Durante a sua estadia na Nigéria, o Presidente alemão deverá também encontrar-se com Omar Alieu Touray, Presidente da Comissão da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), cuja sede se situa em Abuja.
Antes de deixar o país, deverá ainda deslocar-se a Lagos, a capital económica da Nigéria, para se encontrar com a comunidade empresarial, bem como com o Prémio Nobel da Literatura Wole Soyinka e com Nike Okundaye, fundador de uma das maiores galerias de arte da África Ocidental.
Na Alemanha, o cargo de Presidente é essencialmente honorário, estando o exercício do poder nas mãos do Chanceler. O Chanceler Olaf Scholz visitou a Nigéria em outubro de 2023.
Leia Também: Berlim apela à Turquia e a Israel para mostrarem contenção na Síria