Ataques israelitas causam estragos em hospital no norte da Faixa de Gaza

Os ataques israelitas da última noite no norte da Faixa de Gaza causaram estragos na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital Kamal Aldwan, em Beit Lahia, um dos poucos centros operacionais da região, denunciou hoje o diretor do hospital.

Notícia

© Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Lusa
18/12/2024 08:54 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Husam Abu Safia disse que a unidade foi atacada diretamente, provocando um incêndio que obrigou a equipa médica a retirar os pacientes que estavam ligados a ventiladores.

 

Em declarações divulgadas pela agência de notícias oficial palestina Wafa, o diretor descreveu que os funcionários do hospital foram obrigados a apagar o fogo com cobertores.

Abu Safia explicou que o hospital sofre com a falta de água desde que um ataque israelita, há oito dias, destruiu o sistema de abastecimento.

Beit Lahia, onde está Kamal Adwan, é uma das cidades mais devastadas pela nova ofensiva israelita no norte de Gaza, que começou no início de outubro e já custou a vida a mais de 3.000 pessoas, segundo as autoridades do enclave controlado pelo grupo islâmico Hamas.

"Em quatro ocasiões, entre 03 e 07 de dezembro, o Hospital Kamal Adwan em Beit Lahia, que abriga 90 pacientes e 66 membros da equipa médica, foi atacado com tiros, bombas e foguetes, resultando na morte de sete pessoas, incluindo quatro médicos e uma criança", informou o gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

No final de outubro, as forças israelitas invadiram o complexo e prenderam a maior parte do pessoal médico.

Durante o ataque, o próprio filho de Abu Safia morreu.

O diretor também informou recentemente que dois soldados israelitas entraram no centro com um megafone a exigir a evacuação dos pacientes.

Leia Também: Hamas reivindica destruição de edifício em Gaza com soldados israelitas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas