Michael Waltz, futuro conselheiro de Segurança Nacional do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou que "estão em curso" os preparativos para um encontro entre o líder republicano e o presidente russo, Vladimir Putin.
Numa entrevista à ABC News, Michael Waltz foi interrogado sobre um possível encontro com o presidente russo, depois de, na semana passada, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ter afirmado que Putin gostaria de se encontrar com Trump, algo que será mais provável acontecer após a tomada de posse do norte-americano.
"Ele quer encontrar-se, e nós vamos fazê-lo, estamos a prepará-lo", respondeu Waltz.
"Os preparativos estão em curso", acrescentou.
Waltz ressalvou ainda que, na perspetiva de Trump, "não se pode entrar num acordo se não se tiver algum tipo de relação e diálogo com o outro lado". "Vamos absolutamente estabelecer isso nos próximos meses", disse.
Rússia e Ucrânia estão em guerra há cerca de três anos desde que as tropas russas invadiram território ucraniano. Donald Trump - que sucederá a Biden dentro de uma semana - tem defendido ao longo dos últimos meses a necessidade de pôr fim à guerra, criticando o apoio dado pela anterior administração a Kyiv.
Leia Também: Zelensky acusa primeiro-ministro eslovaco de "apostar por Moscovo"