A Rússia proibiu a subsecretária para os Assuntos Globais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Minna-Liina Lind, de entrar no país, avança a agência noticiosa russa TASS, citando uma "fonte de alto nível" em Moscovo.
A proibição surge depois de a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, ter tido o visto cancelado nas vésperas de uma reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em Malta, no início do último mês de dezembro.
"A subsecretária para os Assuntos Globais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Minna-Liina Lind, que é uma conhecida russófoba [tem aversão à Rússia] foi colocada na lista de pessoas proibidas de entrar na Rússia. Podemos ver isto como uma 'mensagem' de Moscovo a Talín por insistir em anular o visto de entrada maltês à porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, uma medida que foi tomada pouco antes de a delegação russa estar prestes a partir para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da OSCE no início de dezembro de 2024", explicou a fonte citada pela agência russa.
A 31.ª reunião do conselho ministerial da OSCE teve lugar em Malta, a 5 e 6 de dezembro de 2024.
Pouco antes da partida da delegação russa foi anunciado que o visto de Zakharova tinha sido retirado "devido a circunstâncias fora do nosso controlo".
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, classificou esta medida como um "abuso" por parte da presidência da OSCE.
Leia Também: Ainda é "muito cedo" para falar sobre local da cimeira Putin-Trump