Exército israelita reclama 20 mil mortos do Hamas na guerra de Gaza

O chefe do Estado-Maior de Israel disse hoje que as suas forças mataram cerca de 20 mil elementos do Hamas durante a guerra de 15 meses na Faixa de Gaza contra o grupo islamita palestiniano.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/01/2025 20:15 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"A ala militar do Hamas foi seriamente afetada. A maioria da liderança da organização foi morta", declarou o general Herzi Halevi num discurso televisivo, horas depois de ter anunciado que iria abandonar o cargo no início de março.

 

O comandante das Forças de Defesa de Israel (FDI) justificou a demissão com as falhas de segurança que permitiram o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023 em solo israelita, que provocou o atual conflito.

Halevi disse que cessará funções em 06 de março, quando concluir as investigações sobre o ataque do grupo extremista palestiniano contra Israel, que desencadeou uma guerra de 15 meses, interrompida no domingo por um acordo de cessar-fogo.

Na primeira fase de 42 dias, o acordo prevê a troca de reféns detidos na Faixa de Gaza por palestinianos presos em Israel.

O conflito em curso foi desencadeado por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que provocou cerca de 47 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

Leia Também: Médio Oriente. Huthis admitem limitar ataques a navios ligados a Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas