Estátua de figura colonial vandalizada pelo 2.º ano consecutivo em Sydney

O artefacto, que se situa na esquina da Belmore Road com a Avoca Street, em Randwick, já tinha sido restaurado na sequência um ataque semelhante, em fevereiro de 2024.

Notícia

© FranMooMoo

Notícias ao Minuto
24/01/2025 09:51 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

Uma estátua do explorador britânico James Cook, que mapeou a costa leste da Austrália, foi danificada e vandalizada com tinta vermelha pelo segundo ano consecutivo, dois dias antes do Dia da Austrália, que assinala a data em que a Grã-Bretanha estabeleceu o estado de Nova Gales do Sul como colónia penal, em 1788.

 

As autoridades locais disseram, esta sexta-feira, estar a investigar o caso, tendo apreendido “vários objetos” deixados no local, noticiou o The Guardian.

O artefacto, que se situa na esquina da Belmore Road com a Avoca Street, em Randwick, já tinha sido restaurado na sequência um ataque semelhante, em fevereiro de 2024.

O presidente da Câmara de Randwick, Dylan Parker, considerou que os danos provocados à estátua foram um “ato de vandalismo” que prestou “um mau serviço à reconciliação”.

“O vandalismo é um ato ilegal que prejudica o progresso da nossa causa. Os funcionários estão atualmente a preparar-se para limpar e restaurar a estátua”, complementou.

Saliente-se que, para muitos indígenas australianos, que representam cerca de 4% da população, o feriado de 26 de janeiro é conhecido como o Dia da Invasão, por simbolizar a destruição das suas culturas pelos colonizadores europeus.

Leia Também: Bolas que invadiram praias de Sydney contêm "coliformes fecais e E-coli"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas