O Gabinete de Gestão de Pessoal (OPM), que é o departamento de recursos humanos e benefícios sociais do governo federal, anunciou, em comunicado na sexta-feira, uma iniciativa com que Trump comunicaria com 2,3 milhões de trabalhadores e com dezenas de agências à distância de um clique.
Os funcionários das agências federais, incluindo os departamentos de Estado e de Justiça, começaram a receber e-mails de teste do sistema na quinta-feira e na manhã de sexta-feira, noticiaram os meios de comunicação norte-americanos.
O OPM "está a testar uma nova funcionalidade que permite enviar comunicações importantes para TODOS os funcionários federais a partir de um único endereço de e-mail. O teste desta funcionalidade do sistema de mensagens está previsto para esta semana", detalhou o gabinete.
"Deve ser para responder ao e-mail e dizer 'sim'. Talvez estejam a testar quem segue ordens cegamente", destacou um funcionário do Departamento de Justiça, em declarações à estação NBC.
A decisão, que no papel foi tomada para modernizar o governo dentro dos objetivos do novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) - liderado por Elon Musk - dará a Trump a capacidade de comunicar diretamente as suas mudanças de rumo a todas as autoridades federais ou de as persuadir com os seus comentários.
Leia Também: Senado dos Estados Unidos confirma Pete Hegseth como secretário da Defesa