Um retrato que passou despercebido ao longo de séculos, por baixo de uma pintura a óleo de Ticiano datada de 1570, está agora em exposição na cidade de Limassol, no Chipre.
O quadro, que foi descoberto por investigadores cipriotas, retrata um homem não identificado com um bigode fino, que se encontra de pé junto a uma pilha de papéis ou livros, com uma pena na mão.
Depois, o artista pintou por cima uma cena de Jesus Cristo, amarrado e com uma coroa de espinhos, ao lado de Pôncio Pilatos, que presidiu às últimas fases do seu julgamento, antes de ser crucificado.
Chamada 'Ecce Homo', a obra "guarda um segredo, e o segredo é que existe, desconhecido até agora, uma pintura por baixo", disse o professor Nikolas Bakirtzis, do Instituto do Chipre (CyI), um organismo educativo sem fins lucrativos, citado pela agência Reuters.
A descoberta foi feita quando o quadro estava a ser preparado para conservação. Ao ser colocado ao microscópio, os investigadores deram conta de pigmentos diferentes através das fendas finas que se formaram na superfície da pintura.
Com recurso a uma combinação de imagens e técnicas analíticas não invasivas, os investigadores dos Laboratórios de Caracterização de Arte Andreas Pittas (APAC) do CyI juntaram as peças do retrato completo e escondido.
Através de imagens de raio-X, os estudiosos compuseram uma pintura a óleo do homem, que é "um banqueiro, um advogado, um profissional qualquer no seu espaço de trabalho".
No final de janeiro, o quadro de Ticiano e uma representação do retrato escondido ficaram em exposição, que decorrerá até 10 de março.
Percorra a galeria para ver as imagens do quadro.
Leia Também: Exposição de André Carrilho revisita o ano de 2024 através de 'cartoons'