Suécia. Autor do tiroteio que matou 10 pessoas terá tirado a própria vida

O autor do tiroteio que fez 10 mortos na terça-feira num centro de educação de adultos em Örebro, no centro da Suécia, ter-se-á provavelmente suicidado, anunciou hoje a polícia.

Notícia

© Lusa

Lusa
05/02/2025 10:46 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Suíça

"Muitas provas apontam" para suicídio, disse o comandante do distrito policial de Örebro, Roberto Eid Forest, acrescentando que o "suspeito foi encontrado morto" pela polícia durante uma busca no local.

 

O presumível assassino tinha, segundo a estação local TV4, 35 anos, sendo que a polícia acredita que terá agido sozinho e que não tem ligações a grupos criminosos, tendo também excluído inicialmente ligações a organizações terroristas.

A casa do suspeito, em Örebro - a cerca de 200 quilómetros a oeste de Estocolmo -, foi revistada pela polícia na terça-feira e foi determinado que o atirador tinha licença de porte de arma e não estava registado na polícia.

A escola onde decorreu o tiroteio, designada Campus Risbergska, destina-se a alunos com mais de 20 anos de idade e leciona cursos de ensino primário e secundário, bem como aulas de sueco para imigrantes, formação profissional e programas para pessoas com deficiências intelectuais, segundo a sua plataforma 'online'.

A violência armada nas escolas é muito rara na Suécia. Mas, nos últimos anos, registaram-se vários incidentes com registo de feridos ou mortos com outras armas, como facas ou machados.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, lamentou "o pior tiroteio em massa" da história do país, afirmando que se tratou de "violência brutal e mortal contra pessoas completamente inocentes.

"Há de chegar o momento em que saberemos o que aconteceu, como pôde acontecer e que motivos poderão estar por detrás disso. Não especulemos", afirmou Kristersson.

O número total de vítimas e de feridos, bem como o motivo do atirador ainda estão a ser investigados.

-----

Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos autodestrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, poderá contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660 

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Todos estes contactos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24 - depois deve selecionar a opção 4), o contacto é assumido por profissionais de saúde. A linha do SNS24 funciona 24 horas por dia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas