Uma mulher partilhou no TikTok uma situação insólita que viveu recentemente quando entrou na garagem do prédio onde vive, em Múrcia, em Espanha, e encontrou outro carro no seu lugar.
A mulher chamou a polícia e, na posse dos documentos que comprovavam que aquele lugar era seu, ficou perplexa com a resposta dos agentes da autoridade.
"Disseram-me que à semelhança do que acontece quando alguém ocupa uma casa desabitada, não podiam fazer nada", refere.
"Disseram-me que era uma usurpação de propriedade, que é como se alguém tivesse entrado na sua casa, mas que à semelhança do que acontece com os 'ocupas', que não podem ser desalojados, eles também não podiam fazer nada em relação a uma pessoa que estacionou no meu lugar", conta a mulher, afirmando que a situação a deixou "alucinada".
"Que país é este?", questiona a mulher, mostrando-se admirada por não poder chamar um reboque para tirar a viatura do lugar que lhe pertence, noticia o Cope.
@cerotonteria Pues nada, que dice la policía local que no puede sacar el BMW X5 que está en mi plaza de garaje. Aunque tenga las escrituras y pueda demostrar la propiedad. El código penal lo reconoce como delito de usurpación de bienes. Lo policía me dice que, del mismo modo que no puedes sacar a un okupa de tu casa, tampoco puedes sacar un coche de tu plaza de garaje. Me ha dicho que puedo poner una denuncia en la guardia civil al ser un delito, pero que no tendrá ninguna consecuencia. Ayer estaba enfadada con el conductor del BMW, aunque entiendo que puede ser alguien que ha alquilado apartamento por vacaciones y se ha equivocado de plaza. Lo que no puedo entender son las antileyes de este país, que cada vez favorecen más a quien lo hacen mal y perjudican a quienes cumplimos las leyes. Otro día hablamos de la presión fiscal que soportamos los negocios. 🤬 #delito #okupa #okupas #garaje #propiedadprivada #impuestos #impuestoalasganancias #impuestosobrelarenta sonido original - Cero Tontería
Note-se que, em Espanha, e ao contrário do que afirma a mulher no vídeo, a lei estabelece que a casa de cada um é "inviolável". Segundo a advogada Sara Izquierdo explicou ao Cope as habitações possuem uma proteção constitucional diferente, não sendo por isso a ocupação de garagens equiparável à ocupação de garagens.
Porém, a ocupação de casas tem sido um problema crescente nos últimos anos em Espanha, sendo, aliás, um problema muitas vezes difícil de resolver. Isto porque o tribunal não pode desalojar os ‘okupas’ dado que, segundo os serviços sociais espanhóis, são pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, muitos são os casos em que há proprietários a não conseguir entrar nas suas casas, uma vez que foram ocupados por pessoas completamente desconhecidas e cuja lei encontra obstáculos para os conseguir retirar.
Leia Também: ASAE suspende confeção de refeições num lar em Faro devido à água usada