Ameaças de Trump ao Canadá impulsionam partido de Trudeau nas sondagens

As ameaças de anexação feitas pelo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao Canadá estão a permitir que o Partido Liberal, no poder, recupere nas sondagens, que até há um mês davam vantagem ao opositor Partido Conservador.

Notícia

© David Kawai/Bloomberg via Getty Images

Lusa
19/02/2025 06:41 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Canadá

Numa sondagem divulgada na terça-feira pela empresa de sondagens Nanos, os conservadores têm uma intenção de voto de 39%, os liberais estão em segundo lugar com 32% e o social-democrata Novo Partido Democrático (NPD) tem 15%.

 

Os conservadores, que chegaram a ter uma vantagem de 27 pontos sobre os liberais no final de 2024, estavam 20 pontos à frente nas preferências de voto em meados de janeiro.

Outras sondagens recentes indicaram também uma crescente popularidade dos liberais do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

O declínio dos conservadores, que até ao final de janeiro pareciam destinados a vencer confortavelmente as próximas eleições gerais, coincide com a retórica crescente de Trump sobre o seu interesse em tornar o Canadá no 51.º Estado dos Estados Unidos.

A sondagem Nanos descobriu que a preocupação dos canadianos com as ameaças de Trump aumentou 15 vezes desde meados de janeiro, tornando-se a segunda questão mais urgente para os eleitores, depois da economia.

A queda dos conservadores nas sondagens pode influenciar o calendário eleitoral canadiano.

As más sondagens e a pressão interna obrigaram Trudeau a anunciar em meados de dezembro que se demitiria assim que o Partido Liberal elegesse um substituto, o que ocorrerá a 09 de março.

Ao mesmo tempo, os partidos da oposição, que controlam a câmara baixa do Parlamento, indicaram que, assim que as sessões parlamentares forem retomadas em 28 de Março, apresentarão uma moção de censura para desencadear a convocação de eleições antecipadas.

Mas a ascensão de Trump na política canadiana e a substituição de Trudeau à frente do Partido Liberal (uma disputa em que o ex-governador do Banco do Canadá, Mark Carney, é o favorito) podem alterar os planos da oposição e impedir a realização de eleições antecipadas.

Leia Também: Primeiro-ministro canadiano partilha mensagem sobre o príncipe Harry

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas