Guayaquil, Equador, 25 fev 2024 (Lusa) -- O estado de emergência foi declarado hoje em oito das 24 províncias do Equador devido à temporada de chuvas depois de segunda-feira vigorar em seis locais.
As províncias de Loja e Azuay, no sul dos Andes, foram incluídas na lista que integrava Esmeraldas, Manabí, Guayas, Santa Elena, Los Ríos e El Oro, as seis províncias que compõem a costa continental do Equador.
A Presidência do país afirmou hoje, em comunicado, que esta medida permitirá ao governo "garantir uma atenção atempada e abrangente nas áreas mais afetadas pela estação" das chuvas.
Além da declaração de emergência, o Comité de Operações de Emergência ordenou o apoio logístico do Ministério da Defesa e a mobilização de "todos os níveis de governo nas áreas críticas", enquanto o Ministério da Economia e Finanças terá de avaliar as linhas de crédito que "reforçam a capacidade de resposta".
Dados oficiais referem que desde o início do ano, as chuvas mataram nove pessoas e afetaram 14.829 pessoas em todo o país, sendo a província de Guayas, a mais afetada, seguida de Manabí e Los Rios.
Foram registados 871 eventos adversos no país em consequência das chuvas, incluindo deslizamentos de terras (43,28%), inundações (35,94%), colapso de estruturas (5,74%), desabamentos de terras (5,74%) e vendavais (4,13%).
De acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia, as chuvas continuarão até quinta-feira em grande parte do Equador.
Leia Também: Ataque armado ligado ao crime organizado faz quatro mortos no Equador