O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu, esta quarta-feira, a ajuda de Portugal no âmbito da guerra, logo depois de ter falado com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
"Falei com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e agradeci-lhe toda a assistência militar prestada e a disponibilidade para continuar o apoio este ano. Apreciamos profundamente o facto de, em tempos tão difíceis, Portugal estar ao lado da Ucrânia", escreveu Zelensky na rede social X (antigo Twitter).
"Uma paz justa com garantias de segurança fiáveis para a Ucrânia e para toda a Europa é a nossa prioridade comum. Debatemos a nossa posição sobre o fim da guerra, bem como a unidade e a coordenação com todos os nossos parceiros europeus", continuou o líder ucraniano.
"Chegámos igualmente a acordo sobre os nossos planos e compromissos futuros. Estamos a trabalhar em conjunto para um futuro comum. Obrigado pelo vosso apoio", rematou.
I spoke with Portugal’s Prime Minister @LMontenegropm and thanked him for all the military assistance provided and for readiness to continue support this year. We deeply appreciate that, in such challenging times, Portugal stands with Ukraine.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 26, 2025
A just peace with reliable security… pic.twitter.com/hP10UWKzLJ
Note-se que antes de Zelensky partilhar esta publicação nas redes sociais, também o chefe de Governo, Luís Montenegro, já tinha recorrido ao antigo Twitter para dar conta de que esta conversa tinha acontecido. "Acabei de falar com o presidente Zelensky. Agradeci tudo o que o povo ucraniano tem feito pela Europa e reiterei o nosso firme apoio em todas as frentes", escreveu, entre outras palavras deixadas.
Leia Também: Montenegro fala com Zelensky e garante "firme apoio" de Portugal