Na terça-feira, a guarda costeira de Taiwan anunciou ter intercetado o Hongtai, um navio togolês com tripulação chinesa, após o corte de um cabo submarino de telecomunicações perto do arquipélago taiwanês de Penghu.
O Hongtai, que arvorava um pavilhão de conveniência, tinha oito cidadãos chineses a bordo e foi financiado pela China, informou a guarda costeira.
Os navios com pavilhão de conveniência são aqueles que operam sob um pavilhão diferente do país dos seus proprietários, o que é por vezes interpretado como uma indicação de atividades ilícitas ou ilegais.
O Tribunal Distrital de Tainan, no sul de Taiwan, pediu a detenção do capitão do navio, cujo apelido é Wang.
"Wang destruiu o cabo submarino, causando a interrupção das comunicações entre as ilhas, o que afetou as funções governamentais e sociais", afirmou o tribunal em comunicado.
"A interrupção das comunicações pode resultar em perigo para o público. O crime não é menor e causou um certo grau de dano", disse o tribunal.
Wang que negou qualquer irregularidade.
Os outros membros da tripulação foram proibidos de sair de Taiwan enquanto durar a investigação, informaram os procuradores.
O Hongtai foi avistado a cerca de seis milhas náuticas (11 quilómetros) a noroeste do porto de pesca de Jiangjun, nas ilhas Penghu, e foi intercetado pela guarda costeira depois de o cabo que liga Penghu a Taiwan se ter partido.
O Ministério dos Assuntos Digitais ordenou à Chunghwa Telecom, empresa de telecomunicações afetada pela rutura do cabo, que transferisse as comunicações vocais e os serviços de Internet para Penghu para outros cabos submarinos, a fim de evitar perturbações.
Taiwan está ligada por 14 cabos submarinos internacionais e 10 cabos submarinos nacionais, que são de grande importância estratégica para as telecomunicações.
As autoridades de Taipé têm manifestado uma preocupação crescente desde que um cargueiro chinês foi suspeito de ter cortado um desses cabos no nordeste da ilha, no início deste ano.
Leia Também: China promete não renunciar ao uso da força em Taiwan após exercícios