O AG600, também o primeiro grande avião anfíbio construído na China, mede 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura, um tamanho semelhante ao de um Boeing 737, e tem um peso máximo de 53,5 toneladas.
Um avião anfíbio é um modelo capaz de descolar e pousar em terra e na água.
O avião, que foi concebido principalmente para missões de salvamento marítimo e de combate a incêndios, completou os últimos testes de voo na província de Shaanxi, no noroeste da China, informou a AVIC, um dos fabricantes de aviões estatais do país, em comunicado.
Nos últimos dois anos, o AG600 completou 3.560 horas de voo em preparação para a certificação de aeronavegabilidade, acrescentou o consórcio estatal chinês.
Os testes de voo foram realizados numa ampla gama de cenários, incluindo frio extremo, altas temperaturas e humidade e ventos fortes, para verificar as capacidades operacionais da aeronave.
O AG600 é o maior avião anfíbio atualmente em funcionamento, comparável em escala a aviões de fuselagem estreita como o Boeing 737 ou o Airbus A320.
A primeira descolagem da aeronave teve lugar em 24 de dezembro de 2017, seguida de outro voo bem-sucedido em 2018. Em junho de 2024, a China iniciou a produção em pequena escala da aeronave.
Leia Também: Passageiro retirado de avião no Brasil após acionar escorrega insuflável