Donald Gorske, um guarda prisional reformado norte-americano, de 71 anos, pode ser o fã número um do McDonald's ou, pelo menos, dos Big Mac. É que desde que, em 1972, mordeu o seu primeiro hambúrguer da cadeia de fast food, nunca mais parou.
Há mais de 50 anos que Donald come, em média, dois Big Mac por dia, o que faz com que mantenha, desde 1999, o Recorde Mundial do Guinness da pessoa que mais consumiu aquele hambúrguer ao longo da vida.
Ao todo, são já mais de 35 mil hambúrgueres, um número assustador que, apesar de tudo, não parece afetar-lhe a saúde.
Numa entrevista dada recentemente ao The Guardian, depois de ter revalidado o recorde no passado dia 15 de março, Donald garantiu que mantém os níveis de colesterol e açúcar no sangue "sempre normais", contra o que seria esperado com este tipo de alimentação.
Durante a mesma entrevista, o norte-americano admitiu que o fogão elétrico que comprou antes do casamento com Mary, em 1975, está quase tão novo como quando foi instalado.
"É mais um objeto de decoração do que outra coisa. Precisávamos preencher o espaço entre os armários", brincou, revelando ainda que foi precisamente no parque de estacionamento de um McDonald's que pediu a mulher em casamento.
Apesar de ter um restaurante da cadeia de fast food relativamente perto da sua casa - onde tem uma fotografia sua e um móvel dedicado aos recordes batidos - Donald prefere comer a sua comida preferida em casa, onde tem o congelador cheio de hambúrgueres.
Além de poupar gasolina, o reformado garante assim que nem um "nevão" o impede de comer os seus Big Mac diários. "A minha mulher brinca que, provavelmente, vai colocá-los no caixão comigo porque nunca vou conseguir comer todos os que tenho guardados", concluiu.
Leia Também: Passeio com quase 900 cães salsicha ganha recorde no Guinness. As imagens