As autoridades de Belize anunciaram, na quarta-feira, que as três turistas norte-americanas encontradas sem vida em fevereiro morreram após uma intoxicação de dióxido de carbono.
De acordo com a CBS News, que cita as autoridades do país na América Central, as três vítimas tinham níveis de carboxihemoglobina superiores a 60%. Segundo a imprensa, os níveis usuais em não-fumadores fica normalmente abaixo dos 2% e abaixo dos 5% em pessoas que fumam.
Note-se que o monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro e altamente tóxico que é produzido sempre que se queima combustível fóssil. O envenenamento acidental pode acontecer com a produção vinda de aparelhos domésticos como fornos, aquecedores a querosene, fogões, lanternas ou geradores.
🇧🇿3 AMERICAN WOMEN DIED FROM CARBON MONOXIDE IN BELIZE HOTEL ROOM
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) March 27, 2025
Kaoutar Naqqad (23), Imane Mallah (24), and Wafae El-Arar (26) were found dead last month at the Royal Kahal Beach Resort.
Belize officials confirmed Wednesday they died from carbon monoxide poisoning, with… pic.twitter.com/5WwsvjDmpt
A polícia de Belize realizou um segundo ao quarto de hotel onde as vítimas, com idades entre os 23 e 26 anos, vindas de Revere, no estado norte-americano de Massachusetts, foram encontradas. Os primeiros testes não tinham dado sinal da presença de monóxido de carbono. As autoridades aguardam agora a realização deste segundo teste.
Segundo o que é explicado, foi também encontrado no quarto de hotel álcool e algumas gomas. Tetrahidrocanabinol, principal substância ativa da canábis foi encontrada num destes artigos, mas nenhuma das mulheres testou positivo para tal.
Em comunicado, as famílias das três raparigas sublinharam que estavam "destroçadas" pela perda, mas que seguiam a acompanhar os resultados da investigação. Na nota, agradeceram também todos os esforços para concluir as investigações de forma "minuciosa e independente."
Kaoutar Naqqad, de 23 anos, Imane Mallah, de 24, e Wafae El-Arar, de 26, foram encontradas mortas a 22 de fevereiro. Os corpos foram encontrados dentro de um quarto no Royal Kahal Beach Resort, em São Pedro.
As mulheres foram vistas pela última vez a entrar no quarto, na quinta-feira anterior. Depois de funcionários do alojamento terem tentado contactar o grupo na sexta-feira, sem sucesso, os funcionários do resort usaram uma chave mestra para entrar no quarto no sábado de manhã, segundo contou a Associated Press.
O Belize é uma nação na América Central muito popular entre os norte-americanos para fazer férias, pese embora o Governo dos EUA alerte os seus cidadãos para terem cuidado com a região.
Leia Também: Três turistas norte-americanas encontradas mortas em hotel em Belize