Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino, divulgado pela agência noticiosa oficial APS, o chefe interino do consulado marroquino em Argel, Khalid Chihani, foi já notificado sobre a decisão tomada em relação ao vice-cônsul em Orão, a pouco mais de 400 quilómetros a oeste de Argel.
A nota, que não especifica as irregularidades que o diplomata marroquino terá cometido, vem agravar as relações já deterioradas entre os dois países vizinhos, afastados entre outras questões pela radical divergência de opinião em relação ao Saara Ocidental.
A Argélia rompeu as relações diplomáticas com Marrocos em agosto de 2021 devido a uma série de queixas, incluindo a falta de progressos na resolução do litígio territorial sobre a antiga colónia espanhola, e a divisão continua até hoje, sem que nenhuma das partes tenha construído pontes.
A Argélia, cujo território serve de base aos membros do movimento de libertação da Frente Polisário, que luta pela independência do Saara Ocidental, defende a realização de um referendo de autodeterminação do povo sarauí, assinado pelas partes em 1991, sob a égide das Nações Unidas.
Marrocos, por seu lado, defende a atribuição de uma maior autonomia ao território, mas sob a soberania de Rabat.
Leia Também: Argélia condena a cinco anos de prisão escritor Sansal em crise com Paris