Exército israelita ordena retirada da população no sudeste de Gaza

O exército israelita transmitiu hoje novas ordens de retirada à população em algumas zonas no sudeste da Faixa de Gaza, onde as tropas de Israel se preparam para lançar um ataque.

Notícia

© Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

Lusa
29/03/2025 15:10 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"A todos os residentes da Faixa de Gaza localizados nas áreas de Abasan, Al-Qarara e Khirbet Khuza: este é um aviso final! As organizações terroristas estão a regressar e a lançar os seus 'rockets' entre os civis", declarou o porta-voz árabe do exército, Avichay Adraee, na rede social X.

 

"Para vossa segurança, devem deslocar-se imediatamente para oeste, em direção aos abrigos na zona de Mawasi", disse o porta-voz.

Adraee mencionou as áreas de onde, como foi relatado horas antes num comunicado separado, três morteiros foram disparados hoje contra as tropas que operavam nos arredores de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, sem causar feridos.

A zona costeira de Mawasi, denominada "ponto humanitário" pelo exército israelita, é o local para onde Israel ordena aos civis que se dirijam quando determina a retirada de populações.

Mawasi, que também não escapou aos bombardeamentos israelitas, tornou-se um amontoado de tendas, onde milhares de deslocados estão a viver sem eletricidade e água.

Na quarta-feira, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse que, em apenas uma semana, mais de 142 mil pessoas foram deslocadas depois de Israel ter quebrado o cessar-fogo, que havia sido estabelecido em 18 de março.

A ofensiva militar de Israel contra a Faixa de Gaza começou após os ataques do grupo islamita Hamas em território israelita, em 07 de outubro de 2023, que provocaram mais de 1.200 mortos e cerca de 250 sequestrados.

Em Gaza, mais de 50 mil palestinianos já morreram, segundo as autoridades de saúde do enclave, controlado pelo Hamas.

Leia Também: Pelo menos 25 palestinianos mortos em bombardeamentos israelitas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas