Jordan Bardella, o novo candidato presidencial da extrema-direita francesa

O presidente do partido de extrema-direita francês União Nacional, Jordan Bardella, de 29 anos, tornou-se um potencial candidato às presidenciais de 2027, com a condenação, hoje, de Marine Le Pen.

Notícia

© Adnan Farzat/NurPhoto via Getty Images

Lusa
31/03/2025 16:01 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

França

A líder da extrema-direita francesa foi condenada a cinco anos de inelegibilidade, a cumprir imediatamente e aplicados mesmo em caso de recurso, no processo de desvio de fundos do Parlamento Europeu julgado pelo Tribunal de Paris.

 

Assim, Marine Le Pen, que foi também condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais não suspensos e sujeitos a um sistema de vigilância eletrónica, e a uma multa de 100.000 euros, fica impossibilitada de participar nas eleições presidenciais de 2027, para as quais parecia ser a favorita depois de três tentativas falhadas.

"A democracia francesa foi executada", reagiu Jordan Bardella, para quem todos os olhares se voltam agora.

Nascido em 13 de setembro de 1995 na região de Seine-Saint-Denis, um subúrbio de Paris, Bardella cresceu num ambiente de classe trabalhadora e desde a adolescência que está envolvido na atividade política.

Com ascendência italiana por parte da mãe, Bardella ingressou na Frente Nacional, partido que deu origem à União Nacional (RN, na sigla em francês), aos 16 anos, atraído pelas políticas nacionalistas e anti-imigração do partido, destacando-se na Frente Nacional da Juventude.

A carreira política do eurodeputado tem sido meteórica desde que, aos 17 anos, em 2012, se juntou à Frente Nacional (FN), um partido cofundado em 1972 pelo pai de Marine, Jean-Marie Le Pen, e que deu origem ao RN em 2018.

Em 2019, quando Marine Le Pen desistiu de liderar a lista da RN nas eleições europeias, foi este candidato desconhecido, sem qualificações, que assumiu essa responsabilidade, tendo vencido as eleições em maio de 2019 contra o campo do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Em novembro de 2022, foi eleito presidente do RN, sucedendo a Marine Le Pen, consolidando-se como líder da nova geração do partido, apostando na suavização da imagem do partido para torná-lo mais aceitável para um eleitorado mais alargado e com categorias socioprofissionais historicamente hostis ao RN.

Em setembro de 2023, Marine Le Pen anunciou que, se se tornasse presidente, faria de Bardella o primeiro-ministro, mas agora Jordan Bardella pode começar a sonhar com o Palácio do Eliseu.

Porém e na sequência da dissolução da Assembleia Nacional francesa, no ano passado, Bardella não conseguiu ajudar o partido a ganhar as legislativas, apesar de o RN ter conseguido um avanço histórico.

De acordo com uma sondagem junto de personalidades políticas francesas, publicada hoje, Marine Le Pen (37%) ficou em primeiro lugar nos índices de aprovação, com Jordan Bardella em terceiro lugar (35%).

Leia Também: Rússia lamenta "violação das normas democráticas" na condenação de Le Pen

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas