Turista que invadiu ilha denunciado por pescadores (e enfrenta 5 anos)

Jovem de 24 anos que foi detido por invadir uma ilha onde está uma tribo que vive isolada foi denunciado por dois pescadores. Pode enfrentar até cinco anos de prisão.

Notícia

© X (antigo Twitter)/ Genoossss

Notícias ao Minuto
08/04/2025 15:33 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

As autoridades indianas já deram mais detalhes acerca da detenção de Mykhailo Viktorovych Polyakov, o turista norte-americano que invadiu a Ilha Sentinela do Norte, um território protegido e cuja entrada é proibida - tanto a estrangeiros como a indianos.

 

Segundo as autoridades, citadas pela imprensa internacional, o jovem de 24 anos continua detido depois de ter sido ouvido pelas autoridades e vai ser presente a tribunal a 17 de abril, enfrentando agora uma pena de até cinco anos de prisão por ter entrado em território proibido.

O Departamento de Estado dos EUA já foi questionado sobre a situação, não tendo adiantado detalhes e garantindo apenas que está "a par da detenção do cidadão norte-americano na Índia."

Segundo as autoridades, as "ações de Polyakov representavam uma séria ameaça à segurança e ao bem-estar do povo Sentinelense, cujo contacto com estranhos é estritamente proibido por lei para proteger o seu modo de vida indígena."

Recorde-se que o povo daquela ilha vive isolado e que o jovem conseguiu, a 29 de março, atracar na ilha com um barco insuflável, deixando uma garrafa de Coca-Cola no local.

O YouTuber foi detido dois dias depois da visita, que se pode considerar um 'sucesso', dado que, em 2018, um missionário tentou também entrar na ilha - e quando foi visto pelos elementos da tribo acabou por ser morto com uma flecha.

Também outros dois pescadores que tiveram problemas no seu barco, anos antes, acabaram por morrer no local. Quando um helicóptero foi recolher os corpos, a aeronave foi também alvo das flechas da tribo, que se pensa ter cerca de 150 elementos.

Esta também não foi a primeira vez que Polyakov tentou chegar ao local - já tinha tentado em outubro do ano passado e em janeiro deste ano.

'Escapou' à morte após invadir ilha, mas terá sido o único ali. Entenda

'Escapou' à morte após invadir ilha, mas terá sido o único ali. Entenda

Pelo menos três pessoas morreram depois de chegarem à Ilha Sentinela do Norte, na Índia, onde reside uma tribo que não está em contacto com os humanos. A zona é protegida - e o acesso proibido -, mas um jovem de 24 anos conseguiu visitar o local. Apesar de estar a ser interrogado pelas autoridades indianas, o jovem teve sorte, dado que já houve quem fosse ao local, mas não saísse de lá com vida.

Notícias ao Minuto | 19:27 - 04/04/2025

Agora, sabe-se também que o homem foi detido após uma denúncia de dois pescadores, que o viram a chegar do local quando este o abandonou. Após a detenção, imagens gravadas na GoPro do YouTuber corroboraram a versão dos pescadores.

"Ele planeou meticulosamente, durante vários dias, visitar a ilha e estabelecer contacto com a tribo Sentinela", explicaram as autoridades.

Um grupo de defesa dos direitos indígenas também comentou a situação, considerando que a tentativa de contacto com a tribo foi "imprudente e idiota". 

"As ações desta pessoa não só puseram em perigo a sua própria vida, como puseram em risco a vida de toda a tribo Sentinelense", afirmou a diretora do grupo Survival International, Caroline Pearce, num comunicado.

Leia Também: Turista detido após entrar (à 3.ª tentativa) em ilha proibida na Índia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas