Lula da Silva congratula Carney pela vitória eleitoral no Canadá

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, congratulou este terça-feira o primeiro-ministro canadiano, Mark Carnei, pela vitória do seu partido nas eleições legislativas e incentivou-o a avançar com um acordo comercial com o Mercosul.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/04/2025 18:12 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Brasil

"Temos interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá para diversificar e ampliar nosso comércio", escreveu Lula da Silva num comunicado.

 

As negociações iniciadas em 2018 entre o Canadá e o Mercosul (bloco económico formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia) foram retomadas em 2023, após um hiato de três anos devido à pandemia da covid-19.

Na sua mensagem de felicitações, o Presidente brasileiro também instou o líder canadiano a trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e das democracias dos dois países.

"Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima", completou Lula da Silva. 

De acordo com as projeções, o Partido Liberal, do primeiro-ministro, Mark Carney, terá vencido na segunda-feira as eleições legislativas do Canadá, embora, após horas de contagem de votos, seja cada vez mais claro que terá de governar em minoria.

Carney -- que já compareceu perante os apoiantes do Partido Liberal, em Otava, para celebrar a vitória - prometeu governar "com todos os partidos, todos os territórios e com a sociedade civil", acrescentando que tenciona negociar uma nova relação bilateral com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Quando Carney fez o seu discurso - quase cinco horas depois do fecho das urnas nas províncias de Ontário e do Quebeque, onde o resultado é sempre decidido pela acumulação de população e de lugares ---, as projeções eleitorais davam ao Partido Liberal 167 lugares (a maioria absoluta é de 172), contra 145 para o Partido Conservador.

Leia Também: Deputadas trans com vistos dos EUA do sexo masculino? "É abominável"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas