Kyiv ordena evacuações na região central de Dnipropetrovsk

A Ucrânia anunciou esta terça-feira a retirada obrigatória de cerca de cem habitantes de aldeias da região central de Dnipropetrovsk, durante muito tempo preservada em comparação com zonas a leste, mas agora sob fogo russo.

Notícia

© Arsen Dzodzaiev/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
29/04/2025 18:04 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Desde há meses, as forças russas tentam entrar na região de Dnipropetrovsk, onde ainda não conseguiram penetrar em mais de três anos de guerra, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.

 

Estão a avançar a partir da região vizinha de Donetsk, mais a leste, que ocupam parcialmente e que foi devastada pelos combates.

A ordem de evacuação emitida pelas autoridades ucranianas demonstra que o perigo nestas zonas é considerado mais elevado do que anteriormente.

"Esta evacuação inclui três aldeias na comunidade de Novopavlivska e mais quatro aldeias da comunidade de Mejivska", próximas da linha da frente, anunciou o chefe do governo regional de Dnipropetrovsk, Mykola Lukachuk, na plataforma digital Telegram.

Segundo Lukachuk, "uma centena de habitantes", entre os quais "duas crianças", residem ainda na aldeia de Novopavlivka, situada a cerca de dez quilómetros da linha da frente, do total de 3.500 pessoas que ali vivia antes da invasão russa de 2022.

"Gostaria de sublinhar que não existem atualmente forças de ocupação russas no território da região de Dnipropetrovsk", sublinhou Lukachuk, afirmando que "as forças de defesa estão a proteger eficazmente" a região.

No domingo, o governador regional, Serguii Lyssak, anunciou que uma pessoa tinha sido morta por um 'drone' (aeronave não-tripulada) russo em Novopavlivka.

Na sexta-feira, a região tinha ordenado a retirada de famílias com crianças de aldeias situadas a leste de Mejivska, a menos de dez quilómetros da atual frente de combate.

A Ucrânia anuncia regularmente retiradas obrigatórias de populações civis de zonas situadas ao longo da linha da frente.

Leia Também: Meloni e Erdogan pedem esforços para cessar-fogo na Ucrânia e em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas