Meteorologia

  • 18 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Espanha condena assassinato "brutal e cobarde" de Henning

O Governo espanhol condenou hoje "energicamente" o "brutal e cobarde assassinato" do trabalhador humanitário britânico Alan Henning pelos 'jihadistas' da organização Estado Islâmico (EI).

Espanha condena assassinato "brutal e cobarde" de Henning
Notícias ao Minuto

14:27 - 04/10/14 por Lusa

Mundo EI

Num novo vídeo divulgado na sexta-feira, o autoproclamado EI mostra a suposta execução de Henning, de 47 anos. No final da gravação, o EI apresenta um novo refém, o norte-americano Peter Edward Kassing, informação já confirmada por Washington.

Num comunicado, o executivo espanhol expressou "consternação" pela morte do refém britânico e reclamou a libertação "imediata" do norte-americano Peter Kassing, bem como dos restantes reféns da organização 'jihadista'.

Henning é o quarto refém ocidental executado por decapitação pelo grupo radical islâmico, depois de James Foley, cujo vídeo foi transmitido em 19 de agosto, de Steven Sotloff (02 de setembro) e do trabalhador humanitário David Haines (13 setembro).

"O terrorismo 'jihadista' representa uma ameaça para a comunidade internacional no seu todo. Espanha sabe disso por experiência própria", afirmou o governo espanhol, na mesma nota informativa.

Face à ameaça terrorista, o executivo liderado por Mariano Rajoy considerou "essencial adotar uma estratégia fundamentada num amplo consenso entre todos os atores regionais e internacionais que promova a paz, os direitos humanos e o respeito pela vida humana".

"O objetivo dos países deve passar pela erradicação do flagelo do terrorismo internacional no Médio Oriente no menor tempo possível", indicou o governo de Madrid, sublinhando ainda que Espanha, "que mantém fortes vínculos de afeto com os povos iraquiano e sírio", irá assumir a sua quota de responsabilidade na erradicação do terrorismo internacional.

Alan Henning, apelidado de 'Gadget', integrava um comboio de ajuda humanitária Aid4Syria, para o qual se tinha voluntariado como condutor, quando foi raptado a 26 de dezembro, pouco depois de ter cruzado a fronteira entre a Turquia e a Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório