Transformação do anel do Pacífico domina cimeira em Pequim
A gradual transformação do anel do Pacífico numa zona de comércio livre dominará a agenda da Cimeira que reunirá nos próximos dias, em Pequim, os líderes da China, Estados Unidos, Japão, Rússia e 17 outros países e regiões.
© Reuters
Mundo APEC
Segunda economia mundial e país anfitrião da cimeira da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacifico) 2014, a China espera que os membros daquele fórum aprovem a realização de um estudo de viabilidade e um calendário para a criação da ambicionada zona de comércio livre, preconizada há já uma década, realçou hoje a imprensa oficial chinesa.
"China conduzirá o crescimento da APEC", dizia hoje em manchete o Global Times, jornal em língua inglesa do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do Partido Comunista Chinês, a propósito do "vigor" que as autoridades chinesas pretendem injetar no crescimento da região.
O principal objetivo da Cimeira é "fazer avançar a integração económica regional", mas como o Global Times reconhecia, predomina um "otimismo moderado" e, por ora, é o abrandamento que está na ordem do dia.
No primeiro semestre de 2014, o crescimento económico na APEC abrandou para 3,9%, menos 0,4 pontos percentuais do que em igual período do ano passado, recordou o Global Times.
A APEC, fundada em 1989, representa 57% do produto económico mundial e cerca de 40% da população do planeta.
"Moldar o futuro através da parceria Asia-Pacifico" é o lema da cimeira deste ano.
O encontro político de alto nível, marcado para 10 e 11 de novembro, sob apertadas medidas de segurança, é precedido por uma reunião ministerial de dois dias, iniciada hoje. O programa inclui ainda uma cimeira empresarial, que decorrerá durante o fim de semana.
Desde quinta-feira passada, cerca de 28.000 agentes da polícia patrulham diariamente as ruas de Pequim e as autoridades mobilizaram também cerca de 800.000 voluntários para garantir a segurança na cidade, disse a agência noticiosa oficial Xinhua.
Durante dez dias, até à próxima quarta-feira, os veículos privados circulam alternadamente, segundo o último número das respetivas matrículas, o que retirou do trânsito 35% do parque automóvel.
Para facilitar ainda mais a circulação, escolas e repartições públicas estarão fechadas até 12 de novembro, proporcionando umas miniférias a centenas de milhares de funcionários, professores e estudantes.
Nas imediações da capital chinesa, onde se concentram algumas das indústrias mais poluentes do norte da China, milhares de fábricas e estaleiros pararam a laboração.
A Cimeira da APEC é uma das mais importantes reuniões internacionais organizadas em Pequim depois dos Jogos Olímpicos de 2008.
Além da China, Estados Unidos, Japão e Rússia, a APEC integra a Austrália, Brunei, Canada, Chile, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietname.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com