Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Casas incendiadas após apelo para punir islamitas

Diversas casas foram incendiadas na Chechénia após o líder da província russa ter apelado à punição de familiares de rebeldes islamitas na sequência de um sangrento ataque na capital Grozny, referiram hoje ativistas dos direitos humanos.

Casas incendiadas após apelo para punir islamitas
Notícias ao Minuto

20:13 - 09/12/14 por Lusa

Mundo Chechénia

Sergei Babinets, que integra um dos poucos grupos de defesa dos direitos humanos ainda ativos nesta região do Cáucaso do norte, disse à agência noticiosa AFP que quatro casas, situadas a uma hora de Grozny por estrada, foram incendiadas durante a noite de sábado por um grupo de homens armados.

Este ataque surgiu após Ramzan Kadyrov, o líder da república autónoma de maioria muçulmana da federação russa designado pelo Presidente Vladimir Putin ter ameaçado as famílias dos rebeles que atacaram o centro da capital em 04 de dezembro -- numa ação em que foram mortas 24 pessoas, incluindo 14 agentes dos serviços de segurança --, com uma punição coletiva.

"Terminou o tempo em que dizíamos que os pais não devem responder pelas ações dos seus filhos e filhas", escreveu na sexta-feira Kadyrov na sua página no Instagram.

"Se um combatente checheno mata um polícia ou outra pessoa, a sua família será banida imediatamente sem direito a regressar e a sua casa reduzida a cinzas", acrescentou.

Diversas organizações de direitos humanos emitiram fortes críticas às declarações de Kadyrov, com a Amnistia Internacional (AI) a considerar na quinta-feira que a Rússia deve investigar a destruição das casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório